Quem era Saulo de Tarso antes de se converter?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Saulo nasceu em uma cidade chamada Tarso (na Ásia Menor) não era um homem qualquer, era estudioso das leis judaicas, onde foi instruído desde sua mocidade. Cuidadoso quanto ás leis e ordens da mesma.

Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia. Recebeu dois nomes: Saulo (em hebreu) e Paulo (em romano). Seus pais eram judeus, mas gozavam dos privilégios da cidadania romana.

Muitos acreditam que essa mudança adotada pelo autor São Lucas no texto dos Atos dos Apóstolos representa a nova missão de Saulo/Paulo perante os gentios, que falavam latim e/ou grego. Era natural que, ao iniciar o seu apostolado entre os gentios, Paulo priorizasse o seu nome romano.

Tinha ele 28 anos: “Fui com o objetivo de ali prendê-los (os cristãos) e trazê-los acorrentados a Jerusalém, onde seriam castigados. Ora, estando eu a caminho e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma intensa luz do céu.

Até o dia em que Cristo cruzou seu caminho e ele soube o que era amor. A partir desse momento, se converteu ao cristianismo, passou a ser perseguido pelos romanos, foi acusado por Nero de ter incendiado Roma, preso e condenado à morte.

Saulo Vieira é empossado deputado estadual.

Atos 13 conta como Paulo foi chamado para sua primeira viagem missionária. Ele partiu de Antioquia com Barnabé e viajou para Chipre e para uma região que hoje faz parte da Turquia. Muitas pessoas aceitaram sua mensagem, mas outros o consideraram um inimigo e tentaram impedir o trabalho que ele realizava.

Saulo tem 26 anos e era vocalista do grupo Um44k, ao lado do amigo Luan. O grupo emplacou hits como "4 da manhã" e "Grupo Bom", mas se separaram em junho de 2020. Atualmente, Saulo se dedica à família.

Depois de ter evangelizado Filipos, onde foi preso, seguiu para Tessalonica e Bereia. Porém, os judeus obrigaram-no a ir para Atenas, onde fez a sua pregação aos judeus na sinagoga e aos gentios na ágora.

Desde o nascimento foi cidadão romano (At 22,25-29), mas sempre se orgulhou de ser judeu e fariseu.

Depois que foi curado, Saulo foi batizado e recebeu o dom do Espírito Santo. Saulo trocou seu nome para Paulo. Ele foi chamado para Apóstolo e tornou-se um missionário da Igreja. Paulo escreveu muitas cartas e visitou muitas terras, pregando o evangelho.

Saulo é hebraico e Paulo é latino, Saulo no hebraico significa “desejado” e Paulo (do latim Paulus) significa “pequeno, menor”.

Saulo nasceu em uma cidade chamada Tarso (na Ásia Menor) não era um homem qualquer, era estudioso das leis judaicas, onde foi instruído desde sua mocidade. Cuidadoso quanto ás leis e ordens da mesma.

Situação inicial: Atos 13.1-3
A viagem inicia em Antioquia da Síria, a primeira viagem missionária do cristianismo. Os prota- gonistas Paulo e Barnabé são eleitos pelo Espírito Santo para o trabalho missionário. Após imporem as mãos sobre eles, a igreja constituída em Antioquia, os despedem.

Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor.

Na literatura teológica, Tiago é comumente designado por Tiago I, para distingui-lo do outro apóstolo que leva o mesmo nome. Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a sofrer a morte violenta de um mártir, decapitado por ordem do rei Herodes Agripa.

Para reconstruir seus pensamentos, Paulo retirou-se para o deserto da Arábia, onde realizou pregações. Três anos após sua conversão, visitou Jerusalém, onde conheceu os apóstolos Pedro e Tiago.

Paulo define a aflição do pecado que acontece a toda a humanidade e ensina que a solução de Deus para esse problema a todas as pessoas é a Expiação de Jesus Cristo. Por meio da aceitação fiel da Expiação de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser justificada (perdoada) e receber a salvação.