Quem era Raquel na Bíblia era pastora?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Raquel era pastora de ovelhas, filha de Labão, sobrinha de Rebeca e Irmã de Lia.

Débora foi a primeira pastora descrita na Bíblia e provavelmente a única que conseguiu juntar todas as ovelhas sem precisar de um cão.

Raquel, cujo nome significava “ovelha”, foi pastora de ovelhas, filha de Labão, sobrinha de Rebeca. Raquel foi a esposa favorita e amada do patriarca Jacó, mãe de José e Benjamim e irmã mais nova de Lia.

Não existe hierarquia no meio do povo de Deus. Homens e mulheres podem ser pastores'", ele já escreveu. Zibordi sugere a essa pessoa começar por Gênesis.

Deus permitiu a trapaça de Labão assim como a trapaça de primogenitura de Jacó. Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. - A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

A Bíblia não explica exatamente por que Raquel roubou os ídolos de seu pai Labão. O texto bíblico apenas registra que quando a família de Jacó fugiu das terras de Labão, Raquel levou consigo os ídolos do lar da casa de seu pai. Os ídolos roubados por Raquel eram chamados de terafins.

Raquel (Thaís Melchior) se desesperará com um problema de fertilidade em Gênesis. A segunda mulher de Jacó (Miguel Coelho) conversará com Bila (Allana Lopes) sobre sua frustração por não dar um filho ao amado. "Por que não consigo engravidar?", lamentará a megera na novela bíblica da Record.

- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.

As mulheres podem escrever a abreviatura Pra., quando se referem à sua actividade pastoral de pastoras protestantes, da mesma maneira que os homens escrevem Pr.? De acordo com o uso de Dr. e Dra., é lógico que Pra.

Jacó deu de beber aos rebanhos da prima, beijou-a e então chorou. Por que ele chorou depois de beijá-la? Parece que uma coisa não tem a ver com a outra. O mais lógico seria ficar alegre.

Jacó amava Raquel muito mais do que amava Lia. Como Raquel não podia ter filhos, ela culpou seu marido e depois permitiu que sua serva, Bila, gerasse filhos no lugar dela. Lia também permitiu que sua serva, Zilpa, fizesse o mesmo.

Quando Raquel percebeu que não podia ter filhos, ficou com inveja da sua irmã Leia e disse ao marido: — Dê-me filhos; se não, eu morro!

Era Raquel chorando pelos seus filhos; ela não quer ser consolada, pois todos estão mortos. Pare de chorar e enxugue as suas lágrimas. Tudo o que você fez pelos seus filhos será recompensado; eles voltarão da terra do inimigo.

Raquel era Estéril
A Raquel sentia inveja de Lia e fez uma reivindicação um tanto quanto profunda e trágica no sentido profético: “Faze-me ter filhos também ou eu morrerei” (Gênesis 30.1) – sendo que de fato ela morreu no parto do seu segundo filho.

Pós-graduação Ministério Pastoral
A especialização é encontrada nas modalidades presencial, semipresencial (aulas presenciais e online), e também está disponível à distância (pós EAD), devendo o interessado escolher aquela que melhor atende à sua disponibilidade de tempo e locomoção.

Credos tradicionais estabelecidos geralmente requerem formação superior em estudos religiosos e capacitação em teologia. Existem igrejas mais recentes, contudo, que não possuem requisitos tão estritos para o ordenamento de um pastor (O clero católico exige a participação em um seminário).

Tem como se tornar pastor evangélico, basta possuir vocação e se preparar para a função. A formação pastoral depende muito da vertente ao qual o aspirante a Pastor está inserido. As vertentes Pentecostais e Neopentecostais seguem a lógica hierárquica, já as Igrejas tradicionais oferecem Seminários de Teologia.

A história de Lia ensina que Deus sempre vê nossas aflições e nos ajuda a passar por cada uma delas, honrando, dando alegria e força. Lia não desistiu. Ela enfrentou tudo aquilo porque amava seu marido. Raquel morre antes dela (Gênesis 35:19) e Deus lhe dá mais essa vantagem: viver mais tempo ao lado de seu amado.

Tratava-se de uma tentativa de indenização do esposo pelo engano que o levou a sete anos extras de trabalho nas terras de seu pai, o que é um sinal de que Raquel não cria plenamente que Deus daria a Jacó a terra de Canaã, como havia prometido.

Raquel era muito bonita, e isso fez Jacó se sentir atraído por ela. A Bíblia nos diz: “Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.” (Gênesis 29:17). Como Raquel era linda, Jacó a amava mais do que Lia.

Raquel consegue engravidar de Jacó em "Gênesis"
Depois de apelar até para Bila (Allana Lopes) se deitar com Jacó, Raquel consegue engravidar do marido, dando à luz para José, com a ajuda de Yarin (Andréa Avancini). A vilã fica maravilhada com o herdeiro, assim como o marido, que esquece até do restante.