Quem era o técnico da Chapecoense que morreu no acidente de avião?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

Há cinco anos, o mundo chorava com o acidente aéreo sofrido pela Chapecoense. Entre os mortos estava o técnico da equipe, Caio Júnior. Na época, a Chape divulgou um vídeo mostrando o carinho do técnico da Seleção Brasileira.

Caio Júnior, treinador que morreu em 2016, no acidente aéreo que vitimou quase toda a delegação da Chapecoense na Colômbia, teria completado 58 anos nesta quarta-feira (8).

Os sobreviventes foram o goleiro Jakson Follmann, o zagueiro Neto, o lateral-esquerdo Alan Ruschel, a comissária de bordo Ximena Suárez, o técnico de aviação Erwin Tumiri e o narrador Rafael Henzel, que trabalhava na Rádio Oeste Capital, de Chapecó.

Associação Chapecoense de Futebol

elenco

  • - Andrei. 22 anos. Ronei. 25 anos.
  • Douglas Borel. 21 anos. Victor Ramos. 34 anos.
  • Bruno Leonardo. 27 anos. Cleylton. 30 anos.
  • Rafael Ribeiro. 27 anos. Rodrigo Freitas. 25 anos.
  • Maurício. 34 anos. João Cesco. 22 anos.
  • Felipe Albuquerque. 23 anos. Cristiano Silva. 29 anos.
  • Mancha. 22 anos. Vitor Becker. 22 anos.

As vítimas do elenco são o goleiro Danilo; os laterais Giménez, Dener e Caramelo; os zagueiros Marcelo, Filipe Machado e Thiego; os meio-campistas Josimar, Gil, Sérgio Manoel, Matheus Biteco, Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

Em 2013, conquistou o acesso para a elite do futebol brasileiro. Foi rebaixada em 2019, e subiu no ano seguinte com o título inédito de campeã da Série B 2020.

Este é o segundo rebaixamento da história do clube alviverde para a Série B —o primeiro aconteceu em 2019. Por mais que a Chapecoense possa atingir os mesmos 36 pontos do time baiano, o número de vitórias impede que a equipe deixe a zona do rebaixamento.

Rodrigo Caio convive com lesões constantes no Flamengo. Em 2022, fez apenas 12 partidas. Desde que chegou ao clube, o único ano sem problemas foi 2019, quando ele atuou em 60 jogos. As temporadas seguintes foram de ausências por problemas físicos.

Após passarem por cirurgias na última semana, Rodrigo Caio e Bruno Henrique já retornaram ao dia a dia no Ninho do Urubu. O atacante e o zagueiro já iniciaram o trabalho de fisioterapia, no CT, junto ao departamento médico. A dupla só retornará aos jogos do Flamengo em 2022.

A primeiro cirurgia foi em dezembro de 2021, no joelho esquerdo - - local o qual teve complicações, no início de 2022, por conta de uma infecção. Assim, Rodrigo Caio só voltou aos jogos em maio de 2022, e disputou, ao todo, 12 jogos na temporada até se lesionar, outra vez, em julho.

— O que ficamos sabendo por quase dois anos é que o avião caiu por falta de gasolina — conta Mara. Com o avanço da CPI, a expectativa é ter um material robusto de evidências que podem culminar em novos procedimentos jurídicos, inclusive no plano internacional.

Atualmente, Neto é superintendente do departamento de futebol da Chape, fazendo uma ponte entre time e diretoria.

Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 3 de dezembro de 1928 e o último relatado ocorrido no dia 11 de maio de 2022. O mais letal acabou ceifando 199 pessoas e foi o incidente do voo TAM 3054.