Quem era o rei na época de Ezequiel?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Nabucodonosor

Ezequiel foi um sacerdote que estava entre os judeus cativos levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor em aproximadamente 597 a.C. (ver Ezequiel 1:3).

30 anos

Jeremias 29:1-7). É bem possível que o profeta Ezequiel começou seu ministério profético com a idade de 30 anos. Caso isso esteja correto, então ele tinha entre 25 e 26 anos quando foi deportado para a Babilônia.

4.2) Ezequiel
Ele faz parte do grupo dos deportados para Babilônia em 597. O seu ministério profético ocorreu entre os anos de 593 e 571.

2 Crônicas 32
24 Naquele tempo, Ezequias ficou doente e quase morreu. Ele orou ao Senhor, que lhe respondeu dando-lhe um sinal milagroso. 25 Mas Ezequias tornou-se orgulhoso e não correspondeu à bondade com que foi tratado; por isso a ira do Senhor veio sobre ele, sobre Judá e sobre Jerusalém.

Ezequias, rei de Judá, reinou de 729 a 686 a.C., após um período de grande apostasia no reino de Judá perpetrado por seu pai, o rei Acaz. Ezequias assumiu o trono aos 25 anos de idade e “fez ele o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai.

C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

O Livro do Profeta. Ezequiel. Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

Babilónia

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

A mensagem de Ezequiel é uma mensagem de esperança e de renovação. Ela nos lembra que Deus é um Deus de justiça e santidade, mas também de amor e misericórdia. E, ao vivermos de acordo com os padrões de Deus, experimentamos a alegria e a paz que só podem ser encontradas Nele.

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

70 anos

Entre as visões dadas por Deus ao profeta Ezequiel, a do Vale dos Ossos Secos se destaca principalmente por seu resultado, uma vez que o povo de Israel torna-se ainda mais fiel a Deus apesar do cativeiro babilônico, que durou 70 anos.

Como parte de seu plano de proteção, eles construíam torres nas muralhas das cidades e colocavam atalaias nas torres para vigiar inimigos que se aproximassem. Se o povo ignorasse os atalaias, colocavam-se em grande risco. Ao mesmo tempo, se os atalaias não cumprissem seu dever, toda a cidade poderia ser destruída.

Babilónia

Primeiro exílio (586 a 538 AEC)
A conquista da Babilónia pôs fim ao período do Primeiro Templo, mas não cortou a conexão do povo judeu à Terra de Israel.

O reinado de Ezequias
Ele sabia que a queda do Reino do Norte tinha a ver diretamente com a desobediência à Lei de Deus. Então rapidamente ele promoveu uma grande reforma religiosa em Judá. Ele lutou para eliminar a idolatria dentre o povo.

Por meio de sua mensagem ao rei Ezequias, Deus nos alerta sobre a brevidade da vida, aplicável a todos os homens. Todos nós estamos avisados de que, mais cedo ou mais tarde, morreremos.

Foi um dos sucessores do reinado de Davi e assumiu o trono aos vinte e cinco anos de idade. Ezequias viveu em torno de 715 AC e seus pais se chamavam Abi e Acaz.

1 Naqueles dias aEzequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.

Por outro lado, durante os 15 anos, Ezequias teve um filho, Manassés, que foi um dos piores reis de Judá, não somente idólatra, mas também perverso, pois chegou a oferecer seus próprios filhos aos ídolos das nações (2 Crônicas 33:1-7).

O rei Ezequias, após tem uma das maiores bênçãos de Deus, a da saúde, não aproveitou para testemunhar do Deus do céu para os seus visitantes. O rei orgulhoso apenas se preocupou em mostrar riquezas, ouro e armas. Amigo ouvinte, não esqueça que o orgulho sempre precede a queda.

Zedequias

Zedequias (ou Sedecias ou Matanias) foi o 20° e último rei de Judá. Foi deposto e levado para o exílio em Babilônia. Era o terceiro filho de Josias e sua mãe era Hamutal. Quando foi constituído em rei vassalo, o rei babilônio Nabucodonosor II mudou-lhe o nome de Matanias para Zedequias.