Quem era o rei Davi para Deus?

Perguntado por: ocoutinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Davi foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel. Reinou durante quarenta anos, entre 1006 e 966 a. C., e conseguiu lançar as bases para a formação de um verdadeiro Estado hebraico. Na juventude, na guerra contra os filisteus, matou o gigante Golias.

Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Davi nos ensina que só um coração humilde e puro pode ser totalmente dócil à escolha de Deus. E essa característica o acompanha por toda a sua vida. Davi é um homem adorador. Há uma vocação para a qual o Senhor nos convida.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus. Não é da vontade de Deus que odiemos nem julguemos, muito menos condenemos, mas não é essa a vontade da maioria, que aproveita das suas redes sociais para fazer isso à vontade.

Ao ouvir o que sofreria por não ter obedecido à palavra do Senhor, mas ter andado conforme o seu próprio coração, Davi ficaria desesperado e um forte sentimento de dependência de Deus brotaria em sua alma. Isso o aproximaria novamente do Senhor e abriria as portas para a sua restauração.

Ao informar sobre a velhice e morte de Davi, o cronista escreve: “Morreu em ditosa velhice, e repleto de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar” (1 Crônicas 29:28).

O plano de Davi deu certo, e depois da morte da morte de Urias ele tomou Bate-Seba por esposa. Tudo parecia ter ficado escondido, até que Deus levantou o profeta Natã e denunciou o pecado de Davi com Bate-Seba.

Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12). Absalão, outro filho de Davi, para vingar o que tinha acontecido com a irmã, mandou matar Amnon (2 Samuel 13:28).

Davi outro que amava Deus mais do que todas as forças caiu em pecado por força da fraqueza que era as mulheres, tinha todas que ele quisesse, mas se encantou com uma que estava no terraço tomando banho, não só a desejou como a possuiu e ainda matou seu marido para não ser descoberto.

Israel e os filisteus se enfrentam em guerra — Golias de Gate, um gigante, afronta Israel e desafia qualquer israelita para um combate pessoal — Davi o enfrenta em nome do Senhor — Davi mata Golias com pedra e funda — Israel derrota os filisteus.

Passado algum tempo, depois da morte de Saul e de seus filhos, Davi se tornou rei de Israel. Com a ajuda de Deus obteve grandes conquistas: conseguiu trazer de volta a Arca da Aliança de Deus, que havia sido levada pelos inimigos, também conquistou a cidade de Jerusalém e fez dela a capital do reino.

Davi era ousado e corajoso porque temia somente ao que o Deus Vivo pensava a seu respeito (1Sm 17.36,37). Por temer ao Senhor, Davi honrava as autoridades (1Sm 24.4-6;1Sm 26.6-11). Demonstrava amor pela Palavra e tinha o desejo de aprender mais de Deus (Sl 86.11).

Uma das características interessantes de Davi era o dom da música. Davi foi recomendado quando os servos de Saul sugeriram a contratação de um “bom músico para tocar harpa” sempre que o espírito do rei fosse afligido (1 Samuel 16:16).

No caso do pecado de Davi, suas imaginações corrompidas o conduziram à queda. Davi olhou para a esposa de Urias com os óculos do pecado. Assim, quando ele recebeu Bate-Seba em seu palácio ele apenas estava tornando experiencial e concreto o pecado que já havia tomado sua vontade.

Ele cometeu adultério, fez com que o marido de sua amante fosse morto ao enviá-lo para a batalha, abusou de seu poder, recusou-se a se arrepender e tentou encobrir seus crimes.

Depois da morte de Golias, o rei Saul nomeou Davi como chefe dos homens de guerra. Ele era estimado por toda a tropa e também pelos ministros de Saul.

assumir o trono, Josué esperou 10 anos para tornar rei.

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago 2:23.

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.