Quem era o povo que estava no vale de ossos secos?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Esta eraa visão que Ezequiel tinha do povo israelita: morte, desespero e sentimento de derrota. Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo.

Ezequiel 37.1-10: A visão dos ossos secos e a soberania de Deus. Ezequiel 37:1-10 apresenta a visão das ossadas secas que Deus dá ao profeta como um sinal da restauração nacional de Israel. O vale cheio de ossos secos simboliza a condição espiritual e nacional de Israel naquele momento – morto e sem esperança.

Ezequiel profetizou e proferiu as palavras do Senhor aos judeus exilados na Babilônia na mesma época em que Jeremias estava profetizando em Judá e Daniel estava profetizando na corte dos babilônicos.

O Livro do Profeta. Ezequiel. Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

Então me disse: 'Profetiza sobre estes ossos', e eu dize-lhes: 'Ossos secos, ouçam a palavra do senhor'. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: 'Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós e sobre vós estenderei pele, porei em vós o espírito e vivereis.

Esta eraa visão que Ezequiel tinha do povo israelita: morte, desespero e sentimento de derrota. Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo.

Significado de Vale
substantivo masculino [Geografia] Depressão ou planície entre montes ou no sopé de um monte. Várzea ou planície à beira de um rio. Depressão alongada, mais ou menos larga, cavada por um rio ou geleira. Etimologia (origem da palavra vale).

1. Parte dura e sólida que forma a armação do corpo dos vertebrados. 2. Cada um dos fragmentos ou partes dessa armação.

Ezequiel 2:9–10; 3:1–3—O Senhor Pediu a Ezequiel que Comesse um Rolo. A descrição de Ezequiel comendo um rolo simboliza seu chamado para ensinar a palavra do Senhor tornando literalmente a palavra de Deus uma parte de seu ser.

Prever, dizer antecipadamente o que há-de suceder.

O primeiro versículo do capítulo 37 nos diz que o Espírito de Deus levou Ezequiel a um vale cheio de ossos secos. Esse vale representa a condição espiritual do povo de Israel naquele momento: morto, seco, sem esperança. Talvez você se identifique com essa descrição.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

A mensagem de Ezequiel é uma mensagem de esperança e de renovação. Ela nos lembra que Deus é um Deus de justiça e santidade, mas também de amor e misericórdia. E, ao vivermos de acordo com os padrões de Deus, experimentamos a alegria e a paz que só podem ser encontradas Nele.

30 anos

Jeremias 29:1-7). É bem possível que o profeta Ezequiel começou seu ministério profético com a idade de 30 anos. Caso isso esteja correto, então ele tinha entre 25 e 26 anos quando foi deportado para a Babilônia.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

O Espírito dos seres viventes estava nas rodas. Como resultado, as criaturas foram capazes de se mover em qualquer direção que as rodas se movessem. Muitos estudiosos acreditam que a mobilidade das rodas é uma representação simbólica da onipresença e onisciência de Deus.

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.