Quem era o povo hebreu na Bíblia?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os hebreus eram grupos de pastores seminômades, logo, sua atividade principal era a atividade pastoril e a agricultura. A primeira figura política central da sociedade hebraica eram o patriarcas, que tinham conexão com deus e teriam formado os primeiros pactos com ele.

Vimos, portanto, que hebreu se origina de Éber; que Israelita, de Jacó; e judeu, da tribo de Judá. Vimos ainda que, pelos argumentos que lemos, todos esses termos têm o mesmo objeto: referem-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.

Significado de Hebreu
adjetivo Relativo aos hebreus, povo semita da Antiguidade que, descendente de Abraão e antepassado dos judeus, professa a religião de um só Deus, sendo sua história relatada na Bíblia pelo Velho Testamento; hebraico. substantivo masculino Indivíduo dos hebreus; israelita ou judeu.

Os hebreus foram um povo da Antiguidade que se estabeleceu em Canaã. O auge da história hebraica foi o período monárquico. Os hebreus foram um dos povos da Antiguidade e habitaram a região de Canaã, atualmente conhecida como Palestina.

Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos, escritos por Deus nas Tábuas da Lei e entregues a Moisés, no Monte Sinai.

Segundo a narrativa bíblica, as origens dos hebreus remontam ao patriarca Abraão. O relato bíblico conta que os hebreus surgiram do patriarca Abraão. Por volta do século XX a.C., Abraão vivia na cidade de Ur, na Mesopotâmia.

Por volta de 1100 a.C., o império egípcio foi novamente dividido em Alto e Baixo Egito. A dissolução acabou permitindo que os assírios avançassem sob o território. Em 662 a.C., o rei Assurbanipal conseguiu subjugar o politicamente combalido governo egípcio. Daí em diante, outras civilizações dominaram o Egito.

Saul

O primeiro dos reis hebraicos foi Saul, que após sofrer algumas derrotas militares veio a sofrer forte pressão de alguns oponentes ao seu governo. Não suportando tamanha oposição, o rei Saul cometeu suicídio e deixou o trono vago para que um jovem e destemido guerreiro, chamado Davi, viesse a assumir o trono hebraico.

Por isso o cristão é batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Um judeu, por outro lado, é um descendente do povo hebreu, de forma mais geral, aquele que segue os ditames da religião e cultura judaicas. O ponto central para entender a diferença entre judeus e cristãos é a consideração da figura de Cristo.

Cananeus ou canaanitas eram um povo que dominava parte do Oriente Médio e vivia em Canaã, em regiões que correspondem hoje ao Líbano, Israel, Jordânia e Síria.

"Israelitas" (Yisraelim) refere-se especificamente aos descendentes diretos de qualquer um dos filhos do patriarca Jacó (mais tarde chamado Israel) e seus descendentes como um povo também coletivamente chamados de "Israel", incluindo convertidos à sua fé, o Deus de Israel.

A única maneira de provar a ascendência judaica é conectar sua árvore genealógica a ancestrais historicamente confirmados como judeus.

De acordo com a origem dele e o local de nascimento não era loiro, porém também não era preto, a aparência é de árabe. Os judeus claros são europeus. Na região da Palestina tem uma cor mais escura, mas não preta.

Tribo de Benjamim

Tribo de Benjamim – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

Deus fez uma aliança com Moisés e Israel aos pés do Monte. Sinai, e depois de ler o Livro da Aliança “aos ouvidos do povo”, todos disseram: “Tudo o que o Senhor falou, faremos e seremos obedientes” (Êxodo 24: 8)². A aliança mosaica dá a forma de vida com Deus .

O povo hebraico origina-se da região da Palestina, localizada entre o deserto da Arábia, Líbano e Síria. Na proximidade do Mar Mediterrâneo e cruzada pelo rio Jordão, a região da Palestina era considerada um dos mais importantes centros comerciais do mundo antigo.

A escravidão entre os hebreus, no caso do escravo ser membro do povo, era temporária. Não se sabe se o mesmo se daria em relação ao escravo de guerra. As normas mais moderadas não estão claramente delineadas a favor do escravo estrangeiro.

Paulo

Para quem e por que esse livro foi escrito? Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).