Quem era o povo grego na Bíblia?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os gregos foram um dos povos mais importantes da Antiguidade e sua civilização influenciou todo o Ocidente. Desenvolveram formas de filosofia, política, arte e esportes, que são utilizados até hoje. Seu território ocupava o continente europeu e quase 1000 ilhas espalhadas pelo Mar Mediterrâneo.

"Koiné bíblico" refere-se às variedades do grego koiné usado na Bíblia cristã e textos relacionados. Suas principais fontes são: A Septuaginta, uma tradução grega da Bíblia Hebraica do século III a.C, a qual possui os livros deuterocanônicos.

pelasgos

Os pelasgos foram seus primeiros habitantes, possivelmente, de origem mediterrânea. Os cretenses, porém, foram mais importante como civilização, predominando em toda a região do Egeu. Tantos os pelasgos como os cretenses, geralmente são considerados povos anteriores aos gregos (povos pré-helênicos).

Religião. A Grécia antiga era politeísta, isto é, tinha diversos deuses e cada um representava uma virtude necessária para sentir a plenitude. Como forma de aproximar a religião da civilização, a cultura grega era antropomórfica, fazendo com que seus deuses fossem representados por figuras humanas.

A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.

A Civilização Grega desenvolveu-se a partir de 800 a.C. e viveu o seu auge no chamado período clássico, entre 500 e 300 a.C. A civilização grega teve seu desenvolvimento entre 800 e 140 a.C.

cor de oliva

Por exemplo, gregos possuem tipicamente pele cor de oliva, o que resulta da herança, do clima do Mediterrâneo e da dieta rica em azeite de oliva, peixe e outras fontes de rejuvenescimento de pele como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos.

Do latim graecus, a palavra grego faz referência àquilo ou àquele que é natural, pertencente ou relativo à Grécia, uma nação do sudeste europeu.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Entre o final do século IV e início do século V, São Jerônimo traduziu a Bíblia do hebraico, grego e aramaico para o latim a pedido da Igreja Católica. Essa tradução, conhecida como Vulgata, veio a se tornar a versão oficial da Bíblia Católica por consenso no Concílio de Trento, em 1546.

A relação entre Grécia e Roma é mais antiga do que o próprio nascimento dos mitos: há relatos de contato desde o século 12 a. C. Isso fez com que muitas tradições se misturassem ao longo de todo esse tempo. Inclusive os deuses adorados por ambas as culturas, que são muito parecidos.

Zeus era

Zeus era a divindade mais poderosa e mais importante do panteão grego. Era conhecido como rei dos deuses e deus do raio, do trovão e dos céus. Zeus era o deus mais importante da religiosidade dos gregos antigos.

Os deuses gregos eram seres imortais que habitaram o Monte Olimpo, com poderes sobrenaturais, fazendo parte da religiosidade na Grécia Antiga. Além disso, os deuses protagonizavam várias narrativas da mitologia grega.

A cultura grega teve grande desenvolvimento na Antiguidade e influências outras civilizações e povos. A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais.

No século 4 d.C., durante o governo de Constantino II, um dos últimos imperadores romanos, o cristianismo passou a se difundir com força na Europa. Consequentemente, religiões pagãs foram perseguidas. Nos séculos seguintes, já não havia quase mais ninguém na Grécia que acreditasse nos antigos deuses.

Zeus: O principal deus do Olimpo, líder dos deuses e semideuses gregos. Filho mais novo de Cronos (deus do tempo) e Réia (deusa da fertilidade). Zeus teve diversas esposas e vários filhos deuses e semideuses, sendo o mais famoso deles, Hércules.