Quem era o povo de Israel para Deus?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

Uma das razões pelas quais Deus escolheu Israel para ser seu povo escolhido é porque ele precisava de alguém para defender seus padrões na terra. Um dos propósitos de Deus para Israel era que eles fossem um povo que o obedecesse e guardasse seus convênios. Fazendo isso, eles seriam os representantes de Deus na terra.

Quando Deus formou Israel seu propósito era que fosse um “reino de sacerdotes” para o Senhor, proclamando-o entre os gentios. Porém, depois dos reinados de Davi e de Salomão, os israelitas não foram fiéis à aliança.

Os israelitas são a etnia da qual os judeus e samaritanos modernos originalmente traçam sua ancestralidade. [20] Os judeus modernos são nomeados e também descendentes do Reino de Judá, particularmente as tribos de Judá, Benjamim, Simeão e parcialmente de Levi.

Israel é um país localizado geograficamente no Oriente Médio. É banhado pelo mar Mediterrâneo e faz fronteira com o Egito, a Jordânia, a Síria e o Líbano.

O livro do Gênesis relata que Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus para Canaã, para formar um povo com a crença no Deus Único. Quando a terra de Canaã foi assolada pela fome, Jacó (Israel), seus 12 filhos e suas famílias foram para o Egito, onde seus descendentes foram escravizados.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.) A advertência em Jeremias 3 é para a “irmã” de Israel, Judá, que não parecia ter aprendido com os erros de Israel.

Em Israel, valoriza-se muito aquele que se dispõe a inventar, inovar ou empreender. Quem tenta e fracassa é respeitado e apoiado, pois eles acreditam que a falência é um aprendizado e a chance de acertar da próxima vez aumenta. Isso leva a uma ausência de medo do fracasso e é um elemento-chave da cultura da inovação.

Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú.

Assim sendo, Israel é o povo de Deus, pois responde ao Deus único, a que tem por Deus, assumindo-se como posse e propriedade do Senhor, a quem reconhece e obedece na relação única de pertença que o define. Efetivamente, é a vivência de ser o povo escolhido que o define e o distin- gue de outros povos.

O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus". A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó, e são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.

Israel é definido como um "Estado Judeu e Democrático" em suas Leis Básicas e é o único Estado de maioria judia do mundo. Localização de Israel (em verde) e dos territórios ocupados por Israel (em verde claro) no globo. 7 412 200 hab.

Vimos, portanto, que hebreu se origina de Éber; que Israelita, de Jacó; e judeu, da tribo de Judá. Vimos ainda que, pelos argumentos que lemos, todos esses termos têm o mesmo objeto: referem-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.

Neste período os hebreus continuaram como pastores nômades, organizados em grupos familiares chefiados por anciãos que receberam o nome de Patriarcas, os primeiros foram: Abraão, Isaac e Jacó, que teve seu nome mudado para Israel e os filhos de Jacó foram chamados de israelitas.

A religião do povo hebreu é o Judaismo, que é considerada uma das religiões mais antigas do mundo e também é a base da fé dos judeus.

Resumo. O artigo descreve a Cidade Santa de Jerusalém, na perspectiva de fé para as três grandes religiões monoteístas do mundo: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.

Porém, o Reino de Israel foi dividido em dois: a Norte, o Reino das Dez Tribos, também chamado de Reino de Israel, e ao Sul, o Reino das Duas Tribos, também chamado de Reino de Judá, cuja capital ficou sendo Jerusalém.

De acordo com a Bíblia, a diáspora é fruto da idolatria e rebeldia do povo de Israel e Judá para Deus, o que fez com que este os tirasse da terra que lhes prometera e os espalhasse pelo mundo até que o povo de Israel retornasse à obediência a Deus, onde seriam restaurados como uma nação soberana e senhora do mundo.

Sendo assim, através de uma justificativa bíblica, a região na qual deveria ser criado o Estado judaico era a da Palestina. Na época, essa região estava sob o domínio do Império Otomano, com predomínio de árabes e muçulmanos.

Os filisteus eram um dos inimigos de Israel.

Na verdade, os principais adversários dos israelenses seriam organizações armadas como o Hezbollah e o Hamas, além do persa Irã. A Arábia Saudita talvez seja a principal aliada informal do governo de Benjamin Netanyahu.

O conflito entre Israel e Palestina perdura há mais de 70 anos.