Quem era o povo de Israel na Bíblia?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os hebreus eram um povo seminômade que se estabeleceu e se fixou na região da Palestina (chamada de Canaã, na Antiguidade). A reconstrução da história desse povo é um grande desafio para os historiadores, sobretudo pela falta de fontes históricas e de evidências que comprovem determinados acontecimentos.

Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.

Há muitas teorias para explicar o significado de "Israel", que segundo alguns quer dizer "mente que vê Deus" ou "homem que vê Deus". Segundo alguns estudiosos, o nome "Israel" ou "Ysrael" figura mais de 2.570 vezes nas Sagradas Escrituras. Na primeira menção, Jacó lutou contra um ser angelical.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Primeiros povos a crer em um único Deus
Também conhecidos como judeus e israelitas, esses povos são seguidores do Monoteísmo, pois acreditam em um único Deus.

Como esta tribo foi dominante no retorno do povo das doze tribos de Israel à terra prometida, todos eles ficaram conhecidos como judeus. Vimos, portanto, que hebreu se origina de Éber; que Israelita, de Jacó; e judeu, da tribo de Judá.

Como ocorre dúvida referente ao sentido entre “israelita” e “israelense”, mostra-se aqui a diferença entre esses dois termos. Aquele (israelita) se refere à “religião judaica ou ao povo de Israel descendente do patriarca bíblico Jacó”; este (israelense) é “o natural ou o habitante de Israel”.

Tecnicamente falando, a principal diferença entre 'hebreu' e 'israelita' é que a primeira palavra inclui as gerações dos Patriarcas, ao passo que geralmente a segunda palavra se refere à descendência de Jacó. Costuma ser uma tradução da expressão hebraica “Benê Yisra'el”, que significa literalmente “filhos de Israel”.

Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, 'ele luta com Deus', resulta da junção dos elementos sara, que significa 'ele luta', e El, que quer dizer 'Deus'. Na bíblia sagrada cristã, o nome Israel é mencionado no Antigo Testamento como o homem que lutou com um anjo do Senhor e o venceu.

Conta hoje com 8,6 milhões de habitantes. Israel é um país do Oriente Médio banhado pelo Mar Mediterrâneo. Possui área de 22 mil km² e conta atualmente com uma população de 8,6 milhões de habitantes. O seu reconhecimento enquanto Estado aconteceu oficialmente no ano de 1948.

Samuel se entristece ao perceber que o povo de Israel exigiu um rei na tentativa de substituir Deus. Em um longo discurso, o profeta repreende a desobediência da nação e clama ao Senhor para confirmar as suas palavras. Então, uma forte tempestade se forma no céu.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Segundo a tradição bíblica, Abraão é considerado o pai do povo hebreu. De acordo com a história narrada na Bíblia, Abraão foi escolhido por Deus para ser o pai de uma nação e foi chamado para deixar sua terra natal e ir para a Terra de Canaã, que mais tarde se tornaria a Terra de Israel.

Monarquia dividida
Após a morte de Salomão (930 AC), uma insurreição aberta levou ao rompimento das dez tribos do norte e à divisão do país num reino do norte, Israel, e um reino do sul, Judá - este último no território das tribos de Judá e Benjamin.

O Império Turco Otomano administrou a região até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando foi derrotado e teve que ceder o atual território de Israel para ser administrado pela Grã-Bretanha.

Por conta do roubo que ele cometeu nas terras de Ai, levando riquezas enquanto a guerra acontecia, o povo hebreu será castigado por Deus com a derrota na batalha que vai começar no capítulo de amanhã (8).

Abraão

Nesse sentido, a história de Abraão é o início da história do povo chamado a ser povo de Deus.

Os hebreus teriam se aproveitado do domínio hicso, estabelecendo-se lá pacificamente e ocupando posições importantes na região. A colaboração hebraica com os hicsos acabou custando caro, e os hebreus passaram a ser escravizados depois que os egípcios expulsaram os hicsos.