Quem era o povo de Gileade?

Perguntado por: aalves5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A maioria dos gileaditas pertenciam à tribo de Manassés, filho de José, governador do Egito (Números 26:29,30; 27:1; 36:1; Josué 17:13; 1 Crônicas 2:21,23; 7:14-17). Gileade também foi o nome do pai de Jefté, um dos juízes de Israel (Juízes 11:1).

Os anciãos tinham uma grande autoridade entre o povo
Os anciãos eram os homens que tinham uma grande autoridade entre o povo, normalmente por conta da idade e da posição social.

Significado de gileadita: HOMEM VALOROSO, DESTEMIDO, CORAJOSO.

Na Bíblia, Gileade é citada no Livro de Jeremias como uma cidade que comercializava ervas medicinais.

O bálsamo de Gileade é uma planta real que foi mencionada em algumas oportunidades na bíblia e era muito usada pelos hebreus para fins medicinais e cosméticos. Por um longo período, ela desapareceu do território israelense, mas agora voltou a ser cultivada por um judeu que pretende fornecer a matéria-prima.

Gileade era uma região de Israel a Leste do rio Jordão. Essa zona montanhosa era conhecida por seu bálsamo medicinal. Muito antes de Gileade ser parte do país de Israel, na época de Jacó comerciantes já levavam bálsamo da região para vender em outras partes do mundo, como o Egito (Gênesis 37:25).

Pelo menos três personagens bíblicos são chamados de Gileade. O primeiro deles foi o filho de Maquir, filho de Manassés. Ele foi o fundador do clã de Gileade, ou seja, o progenitor da família tribal dos gileaditas. A maioria dos gileaditas pertenciam à tribo de Manassés, filho de José, governador do Egito.

Gileade era referência – Gênesis 37:25
Seus camelos estavam carregados de especiarias, bálsamo e mirra, que eles levavam para o Egito. Gileade era uma referência de especiarias, seu bálsamo era o melhor e o mais consumido da região.

Por séculos, esses dois povos agiram com crueldade e violência perante os israelitas. Mesmo sendo Ló sobrinho de Abraão (patriarca de Israel), o povo amonita considerava o povo israelense como um inimigo que havia-lhe roubado as terras, por isso entravam em guerras e conflitos.

Dessa história, podemos extrair importantes lições: Deus não vê como o homem vê! Deus usa quem Ele quer para que Ele seja glorificado! Jefté, aos olhos humanos, talvez fosse uma das últimas pessoas que Deus poderia usar.

Em geral, durante a longa história de Israel, o papel do ancião sem dúvida mudou. Eles eram os homens mais velhos da comunidade e, por causa da sabedoria e a natural honra, se tornaram administradores. Mas, de forma geral, sempre tiveram a função de intervir nos interesses da família, do clã e da comunidade.

Gade

Na Bíblia, Ramote-Gileade era uma cidade estratégica situada no território de Gade, ao leste do rio Jordão. A cidade também era chamada pela forma abreviada de Ramá. Era uma das cidades levitas naquele lado do rio, e foi escolhida como uma das cidades de refúgio.

Recordai-vos de que eu sou osso vosso e carne vossa, sangue do vosso sangue!”… Tinha ele trinta filhos, que montavam trinta jumentos e possuíam trinta cidades, chamada até nossos dias de Havot Iair, Povoados de Jair e se situam nas terras de Guilad, Gileade. Ele tinha trinta filhos e trinta filhas.

Em conclusão, então, Jefté não prometeu matar sua filha, mas a dedicou ao serviço de Deus, o que envolveu o desafio notável da sua virgindade perpétua. É o que diz o versículo 39, que ele levou a cabo o seu voto, mas não adiciona, “e ela morreu”.

A terra de Tobe era um território ao oriente de Gileade, onde Jefté se refugiou quando foi expulso de casa pelos seus meio-irmãos (Jz 11.2), e onde permaneceu à frente de um bando de aventureiros, até que o foram buscar àquele sítio os anciãos de Gileade (Jz 11.5).

22 Porventura, não há ungüento em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não teve lugar a cura da filha do meu povo?

É obtido da planta Commiphora gileadensis, apresenta uma cor amarelada e destaca-se pelo seu cheiro intenso.

O bálsamo, cientificamente chamado de Sedum dendroideum, é uma planta suculenta da família das crassuláceas. Ela é muito conhecida por suas propriedades medicinais e por seu uso como planta ornamental. O bálsamo se desenvolve bem em solos arenosos, enriquecidos com húmus e que recebam sol pleno ou meia sombra.