Quem era o ministro antes de Churchill?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em 10 de maio de 1940, Chamberlain renunciou ao cargo de primeiro-ministro, sendo substituído por Winston Churchill.

Durante seus 70 anos de reinado, Elizabeth II da Inglaterra tratou com 15 primeiros-ministros britânicos em audiências semanais no Palácio de Buckingham.

Um caso é o de Anthony Eden, premiê britânico que sofria da vesícula durante a Crise de Suez, em 1956. Em razão dos medicamentos que tomava, sobretudo Drinamyl, ele tinha febre, insônia e acessos de superconfiança, desligando-se do mundo real.

Winston Churchill

O primeiro foi também o favorito de Isabel II. Winston Churchill (1951-55) foi o seu mentor e uma espécie de pai após a morte de Jorge VI. Gostavam dos seus encontros semanais, riam e tinham em comum o gosto por cavalos. Winston Churchill foi o primeiro chefe de governo com quem a monarca conviveu.

Winston Churchill foi um político britânico e a figura política mais significativa de todo o Reino Unido no século XX. Foi primeiro-ministro em duas ocasiões, uma delas durante a Segunda Guerra Mundial, quando atuou como líder de seu país na luta contra a Alemanha Nazista.

Em 1939, Inglaterra declara guerra contra a Alemanha, após os nazistas invadirem a Polônia. No mesmo momento Churchill assume novamente o Almirantado, no mesmo cargo que havia estado anos antes. Em 1940, em plena invasão alemã na França, Winston Churchill foi nomeado Primeiro-Ministro.

Internamente, seu governo enfatizou a construção de casas e completou o desenvolvimento de uma arma nuclear iniciada por seu antecessor. Com a saúde em declínio, Churchill renunciou ao cargo de primeiro-ministro em 1955, embora permanecesse como deputado até 1964. Após sua morte em 1965, recebeu um funeral de estado.

A Rainha presenciou o governo de quinze Primeiros-ministros britânicos, ultrapassando Jorge III e a Rainha Vitória que tiveram 13 . Ela também vivenciou o governo de onze Primeiros-ministros canadenses, dez australianos e treze da Nova Zelândia. No total foram 138 Primeiros-ministros diferentes durante o seu reinado.

O Parlamento do Reino Unido é o órgão responsável por conduzir o poder legislativo no país. O Parlamento é bicameral, consistindo da Câmara dos Comuns (como câmara baixa) e da Câmara dos Lordes (como câmara alta).

Elizabeth II tinha apenas 25 anos em 1952 quando seu pai, o rei George VI, morreu durante o segundo mandato de Churchill como primeiro-ministro.

No regime político da monarquia, uma das formas de governo mais antigas em vigência, o rei/rainha ou imperador/imperatriz ocupa o cargo de monarca. Em geral, atuam como chefe de Estado —enquanto o primeiro-ministro é chefe de governo.

Nela, é apresentada uma Chefia de Estado – representada pela Coroa – e uma Chefia de Governo – representada pelo cargo de Primeiro-Ministro. O rei/rainha ocupa o cargo de monarca e de comando do Reino Unido, além dos 56 países da Commonwealth (Comunidade das Nações, em português), que reúne antigas colônias britânicas.

Em 1957, Eden renunciou por motivos de saúde.

  • Randolph Churchill
  • Marigold Churchill
  • Mary Soames
  • Diana Churchill
  • Sarah Churchill

LONDRES, 24 (FOLHA) - Pouco depois das 8 horas, o ex-primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill, faleceu em sua residencia, no Hyde Park Gate, após nove dias de agonia em virtude de uma trombose cerebral que sofrera no dia 15 passado.

1º-A rainha britânica mais longeva
Elizabeth II se tornou a rainha britânica mais longeva da história ao completar, em 21 de dezembro de 2007, 81 anos e 244 dias de idade. Até então, o título pertencia à rainha Victoria.

Sob o reinado da rainha Elizabeth II, o primeiro-ministro Winston Churchill teve um derrame cerebral (em 1953) e renunciou ao cargo dois anos depois.