Quem era o marido da viúva Porcina?

Perguntado por: acortes3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

VIÚVA PORCINA (Regina Duarte) – Ignorante de berço, mas muito inteligente e intuitiva, especialmente para negócios vantajosos. Ganhou prestígio em Asa Branca com a história de que foi casada com Roque (José Wilker), a quem teria conhecido, quando trabalhava como balconista, em uma das viagens dele para vender santos.

  • Sinhozinho Malta (Francisco Teixeira Malta) (Lima Duarte)
  • Viúva Porcina (Regina Duarte)
  • Beato Salú (Nelson Dantas)
  • Zé das Medalhas (Armando Bógus)
  • Professor Astromar Junqueira (Rui Rezende)
  • Dona Pombinha (Eloísa Mafalda)

Sinhozinho Malta

Para manter o suspense, foram gravados dois finais, com Porcina embarcando no avião ou não. No final exibido, ela permaneceu ao lado de Sinhozinho Malta, enquanto Roque Santeiro vai embora.

A história é ambientada na fictícia cidade de Asa Branca. Dezessete anos antes, o coroinha Luís Roque Duarte (José Wilker), conhecido como "Roque Santeiro", por esculpir imagens sacras, teria morrido ao defender a população dos capangas do perigoso Navalhada (Oswaldo Loureiro), que havia invadido a localidade.

Diz a história que o coroinha Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro, foi morto ao defender a cidade de Navalhada, um perigoso bandido que invadiu a cidade. Por isso, sua história se tornou uma lenda que fez a cidade prosperar.

BEATO SALU (Nelson Dantas) – Pai de Roque (José Wilker) e João Ligeiro (Maurício Mattar), era vaqueiro quando a cidade foi invadida por bandidos e seu filho dado como morto.

Roque Santeiro (José Wilker) – O grande mito de Asa Branca, filho do beato Salu (Nelson Dantas), irmão de João Ligeiro (Maurício Mattar) por parte de pai, e ex-namorado de Mocinha (Lucinha Lins). Ganhou o apelido devido à habilidade inata de modelar santos.

Cena de novela #21
Apaixonada por Padre Albano (Cláudio Cavalcanti), Tânia Malta (Lídia Brondi) perde seu amado para a Igreja Católica. Albano decide não largar a batina e Tânia fica sem o seu final feliz. Cena de “Roque Santeiro” (Globo, 1985/86), novela de Dias Gomes e Aguinaldo Silva.

O Cadeirudo era uma criatura que aterrorizava Greenville, cidade criada por Aguinaldo Silva em A Indomada (1997). Toda noite de Lua cheia, o ser de ancas largas atacava as mulheres, principalmente as prostitutas, para o terror de Zenilda (Renata Sorrah), comandante do bordel local.

A cidade cenográfica de Roque Santeiro foi construída em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, aproveitando a vegetação local.

Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, "Roque Santeiro" foi exibida originalmente entre junho de 1985 e e fevereiro de 1986. A trama é protagonizada por Regina Duarte, como Viúva Porcina, e Lima Duarte, como Sinhozinho Malta.

Sinhozinho Malta vai bêbado e armado até a casa de Viúva Porcina! Mas ela não se deixa intimidar e diz que não precisa mais de Malta para viver!

É que ele aparece apenas no capítulo 26 do folhetim, exibido em 24 de julho de 1985. Sua chegada icônica em Asa Branca é ao som de De Volta Para o Meu Aconchego, de Elba Ramalho.

Você sabia que a cidade cenográfica da novela Roque Santeiro (1985) foi construída em apenas 20 dias? Para criar a cidade de Asa Branca, 180 homens trabalharam arduamente para erguer um total de 26 prédios. A cidade cenográfica foi montada em Guaratiba, no Rio de Janeiro.