Quem era o homem do tanque de Betesda?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Ali, naquele dia narrado por João, um homem de 38 anos, paralítico, se lamentava pois sua falta de mobilidade o impedia de ser ágil e conseguir ser o primeiro a entrar no tanque para receber a cura.

Você deve estar se perguntando: “Qual a idade do paralítico de Betesda?”, vale ressaltar que possivelmente ele não tinha 38 anos, pois esse tempo, era o que ele esperava pelo milagre e não a sua idade (João 5.5). Estamos apenas começando, através de estudos aprofundados, iremos aproveitar grades coisas dessa passagem.

Diante dessas três lições da história do paralítico do tanque de Betesda, podemos concluir que Deus, no Seu tempo, irá realizar o milagre que tanto precisamos. No entanto, para que isso aconteça não podemos perder a fé, ser acomodados e, nem colocar a nossa confiança no ser humano.

O Porta das Ovelhas, conforme citado na bíblia sagrada, Neemias, Capitulo 3, versículo 1 e em João, capítulo 5, versículo 2, é uma localidade ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica.

festa de Pentecostes

A festa de Pentecostes no Antigo Testamento.

Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".

Estas cinco portas do tanque de Betesda, muito embora fossem entradas físicas, em um nível espiritual são alegorias que apontam para os primeiros cinco livros do antigo testamento, que foram escritos por Moisés, chamados de Torá e também de Pentateuco.

Bartolomé Esteban Murillo

Era uma obra incomparável de autoria do renomado Bartolomé Esteban Murillo, terminada no ano de 1670 e intitulada Cristo Curando o Paralítico no Tanque de Betesda.

Não havia esperança para o paralítico de Betesda. A sua condição era semelhante a de muitos outros doentes e sofredores com suas enfermidades. Aos olhos humanos sua situação era impossível, mas Jesus chegou e mudou tudo!

Deus confere sua autoridade a Jesus “na terra”, por isso ele curou o paralítico: teus pecados estão perdoados.

Sabemos o tempo que ele sofria da enfermidade de paralisia, trinta e oito anos: E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. Jesus foi encontrar o paralítico de Betesda, justamente por saber que aquele homem estava nessa situação por todo esse tempo.

“Assim como o paralítico junto ao tanque de Betesda precisava de alguém mais forte do que ele para ficar curado (ver João 5:1–9), nós também dependemos dos milagres da Expiação de Cristo para que nossa alma se liberte da dor, do sofrimento e do pecado.

Jesus foi a uma festa (provavelmente a Páscoa) em Jerusalém e curou um inválido no tanque de Betesda. Ele disse também que há outros que prestaram testemunho de Sua divindade.

Falta de acessibilidade nas ruas e estacionamentos
Um dos problemas mais recorrentes para um usuário de cadeiras de rodas é a dificuldade de circular em espaços públicos. Calçadas desniveladas, esburacadas ou/e estreitas; a falta de rampas de acesso ou rampas de acesso mal feitas.

As cabras e as ovelhas são animais gregários, ou seja, vivem em rebanhos. As primeiras são mais curiosas, lembra? Então às vezes se dispersam do grupo para buscar alimento ou explorar, mas nunca perdem suas colegas de vista. Já as ovelhas são mais tímidas e assustadas, por isso andam sempre juntinhas.

Um aprisco, ou redil, é uma grande cerca, muitas vezes construída com paredes de pedra, onde os rebanhos de ovelhas ficam protegidos durante a noite. Tem apenas uma porta. No final do dia, o pastor chama as ovelhas.

A vara de Judá e a vara de José

O Tanque de Betesda ficou conhecido na Bíblia por ter sido o lugar onde Jesus curou um paralítico. De acordo com a Bíblia, o Tanque de Betesda era um lugar onde muitas pessoas enfermas visitavam. Essas pessoas se juntavam naquele lugar com fé que seriam curadas quando as águas do tanque se agitassem.

De quanto em quanto tempo o anjo descia no tanque de Betesda? A resposta é: De ano em ano (anualmente, ou uma vez por ano).