Quem era o general Tito?

Perguntado por: lcavalcanti . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 4 votos

Tribuno militar (39/12/30-81/11/13), filho primogénito de Vespasiano. Foi educado na corte de Nero e começou a sua carreira como tribuno militar na Germânia e a seguir na Bretanha. Mais tarde, depois de ter sido questor, é nomeado lugar-tenente do pai na Judeia, em 66.

O Templo foi quase totalmente destruído pelas tropas do general e futuro Imperador Romano Titus Flávio, em 70 d. C., abafando aquilo que foi a Grande Revolta Judaica onde morreram mais de um milhão de judeus.

Tito atacou o ponto mais fraco da fortificação de Jerusalém: a chamada Terceira Muralha, a oeste da cidade. A cidade foi saqueada e o Segundo Templo, destruído. Para os romanos, não era um edifício religioso, mas uma fortaleza inimiga e, como tal, foi incendiada e arrasada.

'. Quando chegou a Roma, onde foi aclamado, um mosquito entrou por seu nariz, penetrou em seu cérebro e ali ficou picando, causandolhe enorme dor. O sofrimento de Tito durou sete anos, até ele morrer”.

O cearense Tito de Alencar Lima foi encontrado enforcado no dia 10 de agosto de 1974, durante seu exílio na França, como consequência da tortura que sofreu pelas mãos dos agentes da ditadura militar brasileira.

C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

O Primeiro Templo foi destruído pelos babilônios no ano de 586 a.C., e a nova construção se deu a partido do ano 516 a.C.. O Segundo Templo, a princípio, era um grupo de construções simples, mas no reinado de Herodes o Grande (37 a.C. a 4 a.C.) foi completamente reformulado, com grandes estruturas e prédios imponentes.

Paulo confiou a Tito a tarefa de levar sua primeira epístola aos santos que viviam em Corinto (ver 2 Coríntios 7:5–15). Ele escreveu a Tito para fortalecê-lo em sua missão de guiar e cuidar dos ramos da Igreja em Creta, apesar da oposição (ver Tito 1:5, 10–11; 2:15; 3:10).

Paulo escreveu a Tito para fortalecê-lo em seu papel de líder do ramo da Igreja na Ilha de Creta, a despeito da oposição (ver Tito 1:5, 10–11; 2:15; 3:10).

Domiciano

Tito foi sucedido pelo seu irmão menor, Domiciano.

A Cidade Santa foi berço de três grandes religiões, atraiu a atenção de governantes e imperadores ao longo dos séculos e o seu emocionante legado sobreviveu ao passar do tempo. Jerusalém foi destruída 12 vezes, sitiada 20 e outras 50 capturada.

Milhares de revoltosos resistiram atrás das muralhas da cidade durante sete meses. O cerco terminou com a destruição do Segundo Templo.

Salomão

Salomão era filho do Rei Davi, a figura bíblica que matou Golias. A tradição diz que quando Davi morreu, Salomão herdou o reino e a extraordinária riqueza de seu pai. Em apenas quatro anos, Salomão reuniu esses recursos e construiu o Primeiro Templo.

Nero

Tirano, cruel e assassino.
Estas são algumas das características que os historiadores atribuíram a Nero — o imperador de Roma a partir do ano 54 d.C. — por quase dois mil anos. Segundo vários cronistas, o jovem líder romano mandou assassinar a mãe, Agripina, a Jovem, e suas duas esposas: Cláudia Otávia e Popeia Sabina.

Durante seu governo, que durou 35 anos, Tito conduziu a Iugoslávia por um caminho que combinava lealdade dogmática ao marxismo com uma relação independente, e às vezes conflituosa, com a União Soviética. Filho de camponeses, Tito nasceu na Croácia em 1892.

Domiciano, na década de 80 d.C., deu a primeira base jurídica para as perseguições, declarando o Cristianismo religio illicita, ou seja, religião ilegal e portanto proibida. Mas por cerca de 200 anos não foram registradas grandes perseguições contra os cristãos.

A tortura – Frei Tito foi preso aos 24 anos por ter participado do congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna. Foi fichado pela polícia e tornou-se alvo de perseguição da repressão militar. Os agentes do DEOPS queriam que ele denunciasse outros participantes do congresso.

Amigo e companheiro de confiança de S. Paulo. Era grego de nascimento (Gl 2.3), e foi convertido ao Cristianismo por influência daquele Apóstolo, que lhe chamava seu 'verdadeiro filho, segundo a fé comum' (Tt 1.4 – cp com 1 Tm 1.2).

Significado: A origem é o nome romano Titus, interpretado como gigante (do grego titos), defensor (do etrusco tuer) ou ainda honrado (do latim titulus).