Quem era o filho favorito de Israel?

Perguntado por: alessa4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

José

"José era o preferido de Israel, porque era o filho de sua velhice e, por isso, mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas". (Gn. 37:3).

Apesar de não ser o primogênito, José é o primeiro filho de Jacó com a mulher que ele realmente ama. Por isso, ele será o xodó do pai.

  • Efraim
  • Manassés

Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

28 Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv.

A Bíblia aponta que o motivo de os irmãos não gostarem de José era o ciúme. "Seus irmãos perceberam que o pai o preferia aos outros filhos. Por isso, ficaram com raiva, e não falavam amigavelmente com ele".

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

Jacó amava mais José “porque era o filho da sua velhice” e o primeiro que teve com sua amada esposa Raquel. A Bíblia diz que, 'quando os irmãos de José viram que seu pai o amava mais, começaram a odiar José'.

Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó. Grande diferança de personalidade e gostos pessoais entre os dois irmãos. Esaú: caçador, homem do campo.

Veja a vida de José. Ele era o típico “filhinho de papai”. Embora ele tivesse um caráter bondoso, e amasse o Deus de seu pai, não tinha maturidade para lidar com os conflitos de uma família complicada, onde um homem toma quatro mulheres e tem treze filhos.

Os hicsos acabaram finalmente vencidos, depois de aproximadamente 500 sobre as terras do Egito, por Amósis filho de Taá, na XVIII dinastia. É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís.

A história de José mostra que mesmo em situações adversas devemos dar o nosso melhor e quando sabemos o nosso propósito e quem está do nosso lado não temos o que temer. Precisamos aprender a identificar as bênçãos disfarçadas de provações. Deus te abençoe!

A fidelidade á Deus se resumi na busca incessante por Ele. Vendo no outro a sua essência. Foi exatamente isso que Abraão fez, deixou seu ego e suas necessidades pessoais para atender os desejos de Deus. Cumprindo de maneira honrosa todas as ordens dadas á ele.

Uma das primeiras lições da vida de José é que muitas vezes os planos de Deus para nós pode produzir alguma reação desfavorável. Pelo que sabemos, José não tinha desejo de liderança. Foi Deus que deu os sonhos a José, embora ele não entendesse e não tinha maturidade na época para guardar só para ele.

Qual dos irmãos tentou ajudar José? (Gênesis 37:21–22, 29–30) Explique-lhes que Rúben planejava voltar secretamente e tirar José da cova. Quando ficou sabendo que José não estava na cova, rasgou as roupas em sinal de tristeza.