Quem era o Evandro do dendê na vida real?

Perguntado por: hnogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Evandro do Dendê existe na vida real? O personagem é fictício, mas baseado em uma figura muito conhecida das manchetes policiais. Evandro do Dendê é inspirado em Fernandinho Guarabu, um líder comunitário e dono de um dos maiores arsenais do crime do morro do Dendê, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

3# “IMPUROS” É BASEADO EM FATOS REAIS? De certa forma, sim. A série foi criada por Alexandre Fraga, um policial aposentado e escritor. Na trama, é possível acompanhar os dois lados da escalada da violência no tráfico de drogas dos anos 90 no Rio de Janeiro, se baseando nas memórias de Fraga.

Segundo a polícia, após a morte de Guarabu, Chapola assumiu o comando do Dendê com o traficante Mario Henrique Paranhos de Oliveira, o Neves, também foragido.

El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.

Saiba mais o que rola na série original exclusiva do Star+
Logo após se tornar o principal traficante do Brasil, Evandro sai da prisão, mata seus inimigos e recupera as rotas do narcotráfico internacional. No entanto, foge para a Bolívia, levando sua mulher Geise (Lorena Comparato), seus filhos e sua sobrinha.

Terceiro Comando Puro (TCP)

O Morro do Dendê é também considerado um dos quarteis generais da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), que atua na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e em alguns pontos da Zona Norte.

Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era apontado como a principal liderança do PCC nas ruas até abril de 2022.

Johnny Bravo assumiu o tráfico na Rocinha após a guerra pelo controle da favela entre "Nem", ex-chefe do tráfico da região, e Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, em 2017. Ele tem mandados de prisão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídio.

Numa estrada, Édipo encontrou-se com Laios que o ordenou a sair da frente da condução, ao que Édipo disse que não iria obedecer senão a seus pais e aos deuses. Um escravo de Laios, então, passou por cima do pé de Édipo, que, tomado de raiva, matou a todos sem saber que Laios era, na verdade, seu pai biológico.

Claudio Gabriel on Instagram: “Bebeto na área. Segunda e terceira temporadas de IMPUROS, na Fox. A segunda já tá rolando. #foxpremium #impuros #bebeto”

Na localidade está situado o Morro do Dendê, que ganhou o nome porque os migrantes nordestinos, na ocupação da região, nos anos 1940, encontraram no local uma plantação desse tipo de coqueiro. Na tradução do termo indígena para a língua portuguesa, significa “os quadris femininos”.

Este último deixou irregularmente a cadeia pela porta da frente, em julho de 2021, mesmo tendo um mandado de prisão a ser cumprido. — Abaixo do Marcinho, no Complexo do Alemão, quem manda atualmente é o Pezão.

Caio Pereira Cestari, o Branquinho do Chapadão, é considerado um dos líderes do tráfico de drogas da comunidade do Himalaia, situada no Morro do Chapadão, em Costa Barros. Ele é considerado um foragido da Justiça.

Anderson Lacerda Pereira, conhecido como 'Gordão', era procurado desde 2017 e tinha o nome na Interpol há dois anos. Ele construiu um império de luxo e se inspirava em traficantes internacionais como Pablo Escobar.

Juan Carlos Ramírez Abadía – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Luiz Carlos da Rocha (11 de julho de 1959), mais conhecido como Cabeça Branca, é um narcotraficante brasileiro. Em 2017, quando foi preso pela Polícia Federal, era considerado nacionalmente e internacionalmente como o maior traficante de drogas do Brasil, com o seu nome constando na lista difusão vermelha da Interpol.

Raphael Logam

A trama é ambientada nos anos 1990 e acompanha a escalada de Evandro do Dendê (Raphael Logam, indicado duas vezes ao Emmy Internacional pelo papel) ao comando do narcotráfico do Rio. Em sua ascensão, ele vive uma relação de gato e rato com o obcecado policial Morello (Rui Ricardo Diaz).

Exclusivos do novo serviço de streaming da Disney, os novos episódios não poderão ser vistos em outras plataformas que contam com as temporadas anteriores da série em seus catálogos, como Globoplay e Prime Video. A impossibilidade de contar com a nova temporada colocou em xeque o destino da série em outros serviços.

Evandro decide se vingar e mata os responsáveis pelo tal assassinato, ganhando notoriedade dentro da hierarquia do comando. Enquanto isso, o policial alcoólatra Victor Morello (Rui Ricardo) não economiza esforços para colocar Evandro atrás das grades.