Quem era o dono da pedra filosofal?

Perguntado por: idinis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

O famoso alquimista Nicolau Flamel criou a única Pedra Filosofal conhecida. Flamel usou o Elixir da Vida feito a partir da pedra para estender sua vida e a de sua esposa Perenelle por mais de seis séculos.

Acreditava-se que Nicolau Flamel havia descoberto a Pedra Filosofal, mas, na realidade, ele fez sua fortuna como senhorio na Paris medieval. Diferentemente do que foi relatado em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Nicolau faleceu em 1418 e não usou o elixir da vida para viver mais de 665 anos.

A Pedra Filosofal também teria raízes na filosofia grega. Segundo Platão, os quatro elementos teriam sido derivados de uma fonte em comum, chamada de “primeira matéria”, associada ao caos. Os alquimistas também utilizam o termo para nomear o primeiro ingrediente utilizado na criação da Pedra Filosofal.

Dessa forma, o primeiro e mais usado é um triângulo no topo de uma cruz grega. Por outro lado, o segundo símbolo é uma cruz patriarcal ou Cruz Leviatã que está em cima de ouroboros (símbolo de infinito). Todavia, a Cruz Leviatã representa Satanás para algumas religiões e seitas.

Na época medieval, os alquimistas eram os pesquisadores que estudavam por meio da observação da natureza, faziam experimentos, procedimentos químicos, usavam aparelhos, instrumentos e materiais. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Alquimia era praticada por diversos membros da Igreja Católica.

A narrativa que inicia a saga Harry Potter conta a história de um menino bruxo que fica órfão, depois que o vilão Voldemort assassina seus pais a sangue frio.

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Quando se vê frente a frente com seu inimigo Voldemort, esse mesmo espelho, por encantamento de Dumbledore, coloca a pedra filosofal no bolso de Harry e assim encerra a segunda etapa da jornada do herói, dando-se então a sua “iniciação”.

A cruz aparece nas ilustrações de Flamel e muitos dizem simbolizar a relação dele com a “Pedra Filosofal”, um artefato cheio de mistérios e que, segundo a crença, levaria seu possuidor a ter uma vida muito longa. “A alquimia é uma ciência de compreensão, decomposição e recomposição da matéria.

Araxá

Ambientado no mesmo universo da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, o Instituto Flamel traz a oportunidade de uma imersão de quatro dias numa verdadeira escola superior de poções. O evento localiza-se em Araxá, Minas Gerais, e ocorre em um castelo com mais de 30 mil metros quadrados, cercado por bosques e lago.

O corredor do terceiro andar estava fora dos limites durante o ano letivo 1991-1992 devido à entrada da Câmara Subterrânea, na qual a Pedra Filosofal foi escondido, estando lá, guardada por Fofo.

2002). Já os alquimistas europeus, creditavam o comportamento do corpo humano e os fenômenos da natureza aos quatro elementos sublunares aristotélicos (terra, água, ar e fogo) e suas respectivas qualidades (quente, seco, úmido e frio).

Dumbledore explica como Harry conseguiu recuperar a Pedra de dentro do Espelho encantado: qualquer pessoa que quisesse usar a Pedra iria ver a si mesmo usando-a, mas não conseguiria pegá-la, enquanto que alguém que estivesse apenas procurando a Pedra, mas não quisesse usá-la, iria encontrá-la.

A alquimia é subdividida por cores, sendo o preto para a fase nigredo, a branca o albedo, a xanthosis a amarela e a rubedo o verme- lho. São as considerações dos alquimistas sobre as cores que serviram de base às teorias de Kircher, Goethe, Steiner e Newton.

O processo alquímico é o principal trabalho dos alquimistas (frequentemente chamado de "A Grande Obra"). Trata-se da manipulação dos metais, e da fabricação da Pedra Filosofal.

A alquimia é a arte da transformação, da libertação interior e da mudança”, escreveu um fã-clube. Talvez seja isso o que todas queremos após o difícil ano de 2020, né? Outra tatuagem que tem um significado bem importante para Dove é a rosa saindo do cano de uma arma em seu braço.

O “ouro de laboratório” foi desenvolvido por meio da reação de transporte químico em cloro gasoso e oferece pureza maior que 99,99%, segundo os pesquisadores. Em resumo, o ser humano foi capaz de “superar” as forças geológicas de todo o nosso planeta e criar um ouro não convencional mais nobre que o já existente.

A influência da metalurgia, a fermentação e outros processos de manufatura fizeram com que alquimistas se aventurassem em manipular metais e produzir substâncias importantes, como sais, óxidos, bases e ácidos, como o ácido clorídrico, o ácido nítrico, entre outros.

Transformação, transmutação; magia.

Tom Marvolo Riddle

Lord Voldemort, née Tom Marvolo Riddle, é o principal antagonista na série, e o único descendente vivo de Salazar Slytherin (pelo lado de sua mãe, Merope Gaunt e de seu avô Marvolo Gaunt).