Quem era o deus da Mesopotâmia?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Na Mesopotâmia, tiveram dois deuses estatais principais: Assur foi o deus do Sol e guardião da cidade Assur, adorado em Nínive; Marduque era o deus adorado pelos babilônicos e citado no Enuma Elis como "Deus Supremo", a fim de enfrentar a monstro Tiamate.

Principais reis da Mesopotâmia e períodos de reinado:
- Hamurabi (rei da Babilônia entre 1699 a 1686 a.C.) - Adadenirari I (rei assírio entre 1305 a 1274 a.C.) - Assurdã II (rei assírio entre 935 a 912 a.C.) - Salmanaser III (rei assírio entre 859 a 824 a.C.)

O poder político ficava nas mãos dos reis, que após a morte eram idolatrados como deuses. Os babilônios invadiram as áreas habitadas pelos acádios e, com o passar do tempo, acabaram controlando outras cidades da Mesopotâmia.

Religião na Mesopotâmia
No início, as divindades demonstraram um equilíbrio de poder entre masculino e feminino. Por exemplo, An foi o nome dado ao deus supremo, sua personificação dos céus. A deusa Ki representou a terra.

Os sumérios tinham quatro divindades fundamentais, conhecidas como deuses criadores. Estes deuses eram: An, deus do céu; Ki, deusa da terra; Enlil, deus do ar e Enki, deus da água. Céu, terra, ar e água eram considerados os quatro componentes mais importantes do Universo.

O termo mesopotâmia tem origem grega e significa “terra entre rios”, uma referência à sua localização geográfica. Os povos que habitaram a região foram os babilônicos, assírios, sumérios e acádios. Os persas derrotaram os acádios em 539 a.C., encerrando o apogeu dos povos mesopotâmicos.

A Mesopotâmia é uma região do Oriente Médio, onde uma série de civilizações da Antiguidade oriental se estabeleceram. Os principais povos que se estabeleceram nessa região foram os sumérios, amoritas, acádios, assírios e caldeus.

Origem da Civilização Mesopotâmica
A palavra "mesopotâmia" vem do grego e significa "entre dois rios". Com a abundância de águas e terras férteis, os primeiros seres humanos resolveram se fixar ali, entre os rios Tigres e Eufrates, num fenômeno conhecido por Revolução Urbana.

Os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles fundaram as primeiras cidades da região, das quais se destacam, por exemplo, Ur, Uruk e Eridu.

A religião mesopotâmica não tem cânone e não apresenta uma teologia sustentada por dogmas. Trata-se, pelo contrário, de uma teologia difusa, que se manifesta em expressões locais e que se traduz num sincretismo religioso que a toma uma religião inclusiva e não exclusiva.

Os primeiros povos que se estabeleceram na região de maneira sedentária foram os sumérios. As primeiras cidades da Mesopotâmia foram fundadas por eles e acredita-se que os sumérios tenham chegado ao local por volta de 5000 a.C. Algumas das importantes cidades construídas pelos sumérios foram Ur, Uruk e Nipur.

Os persas derrotaram as últimas populações que ocuparam a Mesopotâmia em 539 a.C. Os legados culturais dos povos mesopotâmicos são a arquitetura de seus palácios e templos e o estudo da astronomia e geometria.

A palavra mesopotâmia é de origem grega e significa "terra entre rios". Essa região, localiza- se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque.

Os sumérios eram um povo que se estabeleceu na Mesopotâmia a partir de 5000 a.C., ao sul dessa região. Eles foram considerados o primeiro povo a fixar-se de forma sedentária com a fundação de suas cidades. Atribui-se a eles grandes construções e a invenção da primeira forma de escrita da humanidade.

A Mesopotâmia é a região conhecida como o berço das civilizações. Situada no Oriente Médio, ocupa o território que hoje conhecemos por Iraque e algumas porções da Síria e Turquia. Foi nessa região que surgiram as primeiras grande civilizações.

Na mitologia suméria, Qui era a deusa da terra e a principal consorte de Anu, deus do céu. Em algumas lendas, Qui e Anu eram irmãos, filhos de Ansar ("Pivô do Céu") e Quisar ("Pivô da Terra"), antigas personificações do céu e da terra.

Significado de ki: Ki era a deusa da terra na religião suméria, principal consorte do deu...