Quem era o deus Apis?

Perguntado por: aguimaraes7 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Também conhecido como Hap, Hapi ou Hape, era o touro negro (que deveria ter um triângulo de pelo branco na testa, além de outras marcas específicas) da mitologia egípcia venerado em Mênfis. Tinha nascido da luz de um relâmpago lançado por Ísis e simbolizava a fertilidade e a força.

O nome Merenptah significa "Amado de Ptah".

Ápis era um deus da fertilidade e poder primordial que então veio a ser associado com o deus criador Ptá. Em que ponto ele se tornou ligado pela primeira vez com Hator não é claro, mas esta associação é estabelecida firmemente na época do início do período dinástico no Egito (c. 3150 – c.

Pequenos amuletos representando o deus Hapi eram fabricados aos milhares em ouro, prata, cobre, chumbo, turquesa, lápis-lazúli, faiança ou, ainda, outros materiais. Por ocasião das cheias, oferendas eram apresentadas ao deus em vários templos egípcios.

Filho de Geb (a terra) e de Nut (o céu), irmão de Ísis, Osíris e Néftis, esta divindade passou a estar associada ao caos e à maldade, a partir da Época Baixa, com a popularização do culto de Osíris.

Gatos eram adorados no Egito Antigo
Apesar de cães serem valorizados por sua capacidade de proteger e caçar, os gatos eram considerados os mais especiais. Isso pois os egípcios acreditavam que os bichanos eram criaturas mágicas, capazes de trazer boa sorte às pessoas que cuidavam deles.

Os animais sagrados estavam ligados aos deuses, e as pessoas acreditavam que eles possuíam habilidades especiais. Por isso, eram venerados nos templos. Os egípcios eram politeístas. Assim, acreditavam em mais de um deus, retratando os bichos como divindades por meio de hieróglifos.

O deus grego Hélios, filho dos titãs Hipérion e Téia, representava o sol. Normalmente era representado na forma de um jovem com a cabeça coroada com uma auréola de raios dourados, carregando um chicote e conduzindo, no céu, um carro de fogo.

1. Hórus vivo. Termo utilizado para se referir aos faraós ou egípcios que eram semi-entidades. Só porque fulano tem descendência egípcia, ele se considera o Hórus vivo brasileiro, e que por isso devemos respeitá-lo e tratá-lo como uma semi-entidade.

Na tradução livre, Nefertiti significa “a mais bela chegou”. De acordo com alguns egiptólogos, esta rainha é sempre descrita como um símbolo de fascinante beleza.

Nessa sala, Anúbis, o deus egípcio dos mortos, colocava o coração do morto numa balança usando como contrapeso a pluma da Deusa Maat, que representava a justiça. Depois de Anúbis ajustar a balança, verificava-se qual dos dois pesava mais, o coração ou a pluma.

Comiam pelo menos três refeições por dia: pequeno almoço, almoço e jantar; O cardápio era bem variado para a época: produziam cereais (trigo e cevada), cultivavam fermento, vinhas e faziam pães, vinho e cerveja; Consumiam carne de caça, aves, peixes, ovos, favas, lentilhas, figos, tâmaras, maçãs e romãs.

Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.

No Egito, como eles são muçulmanos eles não comem carne de porco.
...
A comida no Egito

  • Frango,
  • Carne de cordeiro,
  • Falafel,
  • Churrasco misto (cafta, carne do cordeiro e frango),
  • Saladas mistas,
  • Pães árabes;
  • Cremes árabes como (Tahina – pasta de gergelim e Baba Ghanoug – mistura de Tahina. Beringela, suco de limão e alho).

O deus da terra, seria segundo uma versão filho de Shu, deusa do ar, e Tefnut, deusa da humidade, ou, segundo o mito da criação, filho de Ré, o deus sol. Membro da Enéade de Heliópolis, era irmão e esposo de Nut, a deusa do céu.

Ele foi assassinado pelo seu irmão Seth, o deus do caos, do deserto e da guerra. Ísis e Osíris eram irmãos gêmeos que se apaixonaram ainda no ventre da mãe, a deusa Geb. Juntos governavam o Egito e traziam prosperidade para o povo, pois eram os deuses da fertilidade, magia, da vegetação e da vida após a morte.

Hórus matou Seth, que se tornou o deus do Submundo.