Quem era o César na época de Jesus?

Perguntado por: ipinho8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Tibério (42 a. C. – 37) foi o segundo imperador romano, governou entre 14 e 37 da Era Cristã.

Tibério

O historiador romano fala da morte na cruz de uma pessoa que era chamada de Messias sob o reinado de Tibério pelo governador Pôncio Pilatos.

A regra de Deus é governar sem força ou violência, mas pelo seu Espírito, o Amor. Dar a César o que é de César foi uma crítica muito forte que Jesus fez ao estabelecer uma realidade que o próprio César construiu. Se é o que ele quer então dê a ele.

Perguntou Jesus: De quem é esta imagem e esta inscrição? De César, responderam-lhe. Disse-lhes então Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus (Mc 12,13-17)

O significado do nome César não é consensual, porém acredita-se que ele tenha origem na palavra em latim caesaries, que significa “cabeludo”, “o que tem cabelo comprido” ou “cheio de pelos”. Outra possibilidade de origem é a partir da expressão em latim “a caeso matris utero”.

Explicação: César era o Imperador Romano. Senhor absoluto da Palestina na época de Jesus. Podemos perceber no Evangelho de São Mateus 22,15,22 " Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” , uma referencia aos tributos pagos.

cireneu

Na vida todo mundo precisa de um Simão, o cireneu, que ajudou a carregar a cruz de Jesus, para ajudar a carregar as nossas cruzes.

São Longuinho

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

Imperadores _ Augusto era o imperador quando Jesus nasceu.

O rei Acaz reinou Judá entre os anos 736 a 7l6 anos antes do nascimento de Jesus.

A moeda do denário trazia a imagem do imperador cunhada nela junto de uma inscrição que lhe atribuía um título divino. Um denário do tempo do imperador Tibério, por exemplo, tinha de um lado a imagem de sua cabeça. Acompanhando essa imagem, havia a seguinte legenda: “Tibério César Augusto Filho do Divino Augusto”.

Amarás ao Senhor teu Deus

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

DÍZIMO A LUZ DO NOVO TESTAMENTO
Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

Mateus 22. Jesus conta a parábola do casamento do filho do rei — Pagai tributos a César e a Deus — Os casamentos deste mundo só perduram nesta vida — O primeiro mandamento é amar ao Senhor — Jesus pergunta: Que pensais vós do Cristo?

Jesus disse-lhe: "Então as crianças estão isentas". No entanto, para não lhes dar um mau exemplo, vá ao mar, lance um anzol, pegue no primeiro peixe que o apanhar, abra-lhe a boca e encontrará uma moeda de prata. Aceita-o e paga-os por mim e por ti" (Mt 17,24-27).

Tributar ao Senhor é dar-Lhe culto, adoração e honra. Evidente que adoramos o Senhor por tudo que o Ele tem feito e pelo que ainda vai fazer em nós e através de nós, mas o tributo ao Senhor deve ser prioritariamente por quem Ele é! Por causa da Sua grandeza, majestade e glória.

Nominalmente, o dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia ainda no livro do Gênesis, que abre o Antigo Testamento. No capítulo 14, quando há a narrativa de que Abraão retornou vitorioso da guerra e foi tomar a bênção de Melquisedeque, enigmática figura apresentada como "sacerdote do Deus Altíssimo".

Estes, consistentes no pagamento de um “cordeiro de um ano”, se rico, e, em sendo pobre, “um par de rolas ou dois pombinhos” recolhimento que visava a “compra” do perdão do pecado por dar à luz e por, simplesmente, nascer.

Ainda, precisam ser colocadas a serviço do Reino de Deus, por meio de pequenas coisas e pequenos gestos, as pessoas são capazes de promover a transformação da vida de outras, de promover a evangelização, de levar a fé, o conforto e o amor de Deus.

Deriva do cognome de Caio Júlio César, o ditador de Roma. A transformação do nome de família em título imperial pode ser datada aproximadamente em 68 / 69 d.C., o chamado "Ano dos quatro imperadores".