Quem era Janaína na Bíblia?

Perguntado por: esubtil2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Algumas lendas contam que Janaina era uma bela cabocla que teria nascido na tribo dos Goitacás, na região sul do atual estado do Espírito Santo. Além do título de “deusa do mar” e “rainha dos peixes”, Janaina também seria a protetora das donas de casa, sendo chamada de “rainha do lar”.

Esse é um dos nomes de Iemanjá, a deusa do mar e protetora das mães e das esposas. Indica uma pessoa que, num primeiro momento, dá a impressão de ser arrogante. Mas por trás dessa aparência esnobe se esconde uma personalidade bondosa e protetora.

janaína - Dicionário Online Priberam de Português.

Janaína, a rainha do mar, é deusa que mora nas águas. Ela também é chamada de Iemanjá e aparece como uma linda mulher de longos cabelos pretos, vestida com o azul do mar, caminha sobre a água deixando rosas entre as ondas. Às vezes, é uma deusa negra com uma beleza soberana das grandes mães.

Um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. Iemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos. Quando Orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu.

Também conhecida por Janaína, a Orixá, proveniente dos rituais africanos, principalmente do Candomblé e da Umbanda; é sincretizada religiosamente como Nossa Senhora dos Navegantes. O nome Iemanjá ou Yemanjá deriva da expressão iorubá “Yéyé Omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhos são peixes”.

Cabocla Janaína sempre traz muita paz, luz e uma leveza para seus médiuns. Trabalha pela caridade, não aceita injustiça, seja com seus médiuns quanto com aqueles que tem a sua proteção e gosta de espalhar sua sabedoria a quem está disposto a aprender e escutar.

Janiele: Variação do nome Janelle. Significa “graça de Deus”, “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça”. Janelle é um nome inglês que corresponde ao diminutivo de Jane, o qual surge do francês antigo Jehane.

O nome Ivana é a variante feminina de Ivan, derivado do russo Iván, é a versão russa de João, que tem origem no hebraico Iohanan, a partir dos elementos Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah “graça”.

No sincretismo religioso - associação entre a cultura religiosa africana e os ritos católicos realizados no Brasil - Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás. Por amamentá-los, seus seios ficaram enormes. Infeliz com o casamento e cansada de morar na cidade de Ifé, um dia ela saiu em rumo ao oeste e conheceu o rei Okerê, por quem se apaixonou.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.

2 - São persuasivos, mas não manipuladores
São capazes de fazer chantagens emocionais, mas não diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus instintos básicos, e a amizade e o companheirismo são valores essenciais para eles.

Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.

Do seu ventre saíram vários outros orixás que são colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças.

210.831 pessoas

História do nome Janaína
Você sabia que existem 210.831 pessoas chamadas Janaína no Brasil? Verdade. Corresponde a 0,12% da população brasileira.