Quem era Irma na primeira versão de Pantanal?

Perguntado por: ealbuquerque3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Elaine Cristina

Elaine Cristina, intérprete de Irma na primeira versão de Pantanal (1990), escancarou o seu descontentamento com o remake adaptado por Bruno Luperi e exibido no horário nobre da Globo. Segundo a atriz de 72 anos, o folhetim atual é um grande equívoco.

Irma (Camila Morgado) passará por um momento extremamente delicado em “Pantanal”, da TV Globo, quando estiver em trabalho de parto para dar à luz do filho Trindade (Gabriel Sater).

Após engravidar a amada, o peão decidiu ir embora do Pantanal, o que desagradou o público que torcia pelo casal. De acordo com Bruno Luperi, limitações da produção da novela e das condições climáticas do Pantanal não permitiram que ele mudasse o texto e o destino do personagem.

Mesmo contrariado, Xeréu Trindade (Gabriel Sater) irá embora do Pantanal e deixará Irma (Camila Morgado) grávida e de coração partido. O peão preferirá se afastar da carioca para protegê-la dos planos do cramulhão, que tem ameaçado tomar o bebê que a ruiva espera na novela das nove da Globo.

José Leôncio – fazendeiro e filho do velho Joventino
Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio morreu no último capítulo da novela. Na história original, José Leôncio sofreu um infarto no final da trama, logo após se casar com Filó.

  • Juma Marruá (Cristiana Oliveira)
  • Joventino (Cláudio Marzo)
  • Guta (Luciene Adami)
  • Tibério (Sérgio Reis)
  • Maria Marruá (Cássia Kis)
  • Xeréu Trindade (Almir Sater)

Giovanna Gold

Intérprete de Zefa na primeira versão de Pantanal (1990), Giovanna Gold aparentemente se inspirou no lado mais comunicativo da personagem.

Logo que entrou na novela Pantanal, Xeréu Trindade (Gabriel Sater) revelou que tem um pacto com o cramunhão (diabo) ao Velho do Rio (Osmar Prado). Atingido por uma bala, o Velho mostrou que já sabia de toda a história sobre o acordo com o 'coisa ruim'. “Me arranca logo essa bala do peito!

Ela deixará o Rio de Janeiro e se mudará para o bioma onde a filha e Jove (Jesuíta Barbosa) estão. No capítulo desta quinta-feira (2), a ex-sogra de José Leôncio (Marcos Palmeira) dará as caras com uma por conta do aniversário de Jove que se aproxima.

O encerramento de Pantanal garantiu um final agridoce para Filó (Dira Paes). Ela se despediu do amor de toda uma vida, José Leôncio (Marcos Palmeira), que, por sua vez, “morreu”, para se tornar o Velho do Rio.

Fato é que a saída do personagem foi uma necessidade da própria Manchete. A emissora queria Almir Sater (o Trindade de 1990) para protagonizar a novela seguinte, A História de Ana Raio e Zé Trovão. Por isso, o autor Benedito Ruy Barbosa precisou tirá-lo da produção.

Na trama de 1990, Trindade se despediu da fazenda de José Leôncio e sumiu por algumas semanas. Na hora do parto de Irma, que tem complicações, o peão reapareceu ali para fazer o procedimento - já que a grávida sofre diversas complicações.

Irma afirmará que não sente mais a criança e que acha que está morrendo. Trindade pedirá calma e colocará a mão na barriga da ex, de olhos fechados e muito concentrado. Ela se deixará levar e, assim, o menino nascerá.

Juma

Pantanal: Juma mata vilão, e Trindade volta para a fazenda; veja mais spoilers! Papo de Novela | gshow.

Tadeu

Tadeu sai com o cavalo atrás dos irmãos e passa Jove. Perto da linha de chegada, ele consegue alcançar José Lucas. Sendo assim, Tadeu fica com a sela de prata em Pantanal. O rapaz trata o artefato como a coisa mais valiosa que já ganhou.