Quem era considerado cidadão em antes?
Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis.
O que era considerado cidadão na Grécia Antiga?
Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.
Como era a sociedade em Atenas?
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.
O que é um cidadão ateniense?
Cidadãos: grupo de pessoas nascidas em Atenas e de pais atenienses. Tinham direitos políticos e direito à propriedade. Metecos: nascidos em outras cidades e considerados estrangeiros por isso. Eram bem aceitos na sociedade ateniense, mas não tinham direito à cidadania.
Quem era considerado cidadão nas cidades de Esparta e de Atenas?
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
O que era ser um cidadão em Esparta?
Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.
Qual a diferença entre cidadão e morador da cidade de Atenas?
Cidadãos eram os homens residentes em Atenas e filhos de pais atenienses, com 18 anos (ou mais), serviço militar cumprido e com alguma riqueza. Moradores da cidade podiam ser os estrangeiros (metecos) que não tinha privilégios políticos mas, podiam exercer atividades sociais e intelectuais.
Quem era considerado cidadão de acordo com a Constituição de 1824?
A propósito, nos termos do artigo 6º, da mencionada Constituição Brasileira de 1824, eram considerados Cidadãos Brasileiros: I. Os que no Brazil tiverem nascido, quer sejam ingênuos, ou libertos, ainda que o pai seja estrangeiro, uma vez que este não resida por serviço de sua Nação.
Quem não tinha direito à cidadania em Atenas?
Por exemplo, em Atenas a maior parte da população – as mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravos – não tinha direito de participar das decisões do Estado, porque essas pessoas não eram consideradas cidadãs.
Como era a cidadania em Roma e em Atenas?
Como na Grécia, em Roma o exercício de cidadania estava ligado com a capacidade exercer direitos políticos e civis. A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos).
Quais eram as exigências dos atenienses para se poder ser um cidadão?
Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.
Qual é a principal característica de Atenas?
Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
Quem não eram considerados cidadãos na Grécia Antiga?
Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade. Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.
Qual é a religião de Atenas?
politeísta
A religião da Grécia Antiga era politeísta. Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, semideuses e heróis que eram cultuados tanto em casa como publicamente.
Quais são os grupos sociais de Atenas?
A sociedade ateniense era constituida por 3 grupos:cidadãos, metecos e escravos.
Como se educava um cidadão em Atenas?
Como era a educação dos atenienses
A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.
Quem tem direito a cidadania grega?
Quem tem direito à cidadania grega? Têm direito à cidadania grega os filhos de pai ou mãe grega. Para isso, é preciso que o ascendente tenha registro masculino ou registros municipais na Grécia. Outra forma de obter cidadania grega é por meio da naturalização.
Qual a diferença entre o cidadão espartano e o cidadão ateniense?
Mesmo sendo considerado um “governo do povo”, aqueles que participavam da democracia ateniense correspondiam a menos de 20% da população. Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia.
Qual a diferença entre a cidade de Atenas e Esparta?
Atenas passou por diferentes experiências políticas com conflitos sociais e reformas políticas até chegar à democracia, a primeira da história. Esparta era intensamente conservadora e tradicional, mantendo-se apegada a um sistema político arcaico que dizia ter sido criado por Licurgo, um legislador semilendário.