Quem era abinadabe que ficou com a Arca?

Perguntado por: imedeiros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Abinadabe foi o homem em cuja casa a Arca da Aliança ficou guardada durante mais de vinte anos. Mas a Abinadabe é também o nome de pelo menos outras três pessoas na Bíblia, entre elas um dos irmãos do rei Davi. O nome Abinadabe significa “meu pai é generoso” ou “pai de generosidade”.

A Igreja de Obede-Edom se inicia com a escolha de Deus. Os homens escolheram a Abinadabe, Deus escolheu a Obede-Edom, para ter a Arca do Senhor dentro de sua casa, debaixo de seu teto.

Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimom; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança. Ele teve oito filhos, e vários netos.

Abinadabe era também o nome de um dos filhos de Saul. Ele acabou morrendo na mesma batalha que vitimou seu pai e seus outros dois irmãos no monte Gilboa (1 Samuel 31:2; 1 Crônicas 8:33; 9:39; 10:2).

Filho de Saul, que foi morto em Gilboa pelos filisteus, juntamente com Jônatas e outros irmãos (1 Sm 31.2; 1 Cr 8.33; 9.39; 10.2). 4. Pai de um dos oficiais de Salomão, também chamado Ben-Abinadabe (1 Rs 4.11).

OS VALENTES DE DAVI

  • JOSEBE-BASSEBETE, O HABILIDOSO – v. O primeiro mencionado foi Josebe-Bassebete, este agitou sua lança contra 800 homens e os feriu de uma só vez. ...
  • ELEAZAR, O PERSEVERANTE – v. ...
  • SAMA, O FIEL – v.

Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar e tocar na arca, e apenas o sumo-sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Luz de Shekiná se manifestava, entrava no santíssimo do templo. Estando ele em pecado, morreria instantaneamente.

A Arca da Aliança ficou 20 anos na casa de Abinadabe e nada de bom lhe aconteceu, na casa de Obede-Edom ficou apenas 3 meses e Deus abençoou toda sua casa. O segredo não está no tempo que se tem de crente, mas na reverência que se tem a Presença de Deus!

Dentro da Arca da Aliança havia as tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara de Arão que floresceu (Êxodo 25:16,21; Números 17:1-10; Deuteronômio 10:1-5). A Arca da Aliança ficava dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo em Jerusalém.

Obede Edom se aliançou com as primícias proféticas que estavam na Arca: O Maná, o suprimento de Deus no deserto; A vara de Arão, o símbolo do sacerdócio que deu flor e frutos milagrosamente, e a Lei, as primícias da aliança e direção de Deus para um povo escolhido. A sua prosperidade foi notória e a tua será também!

12 Então avisaram Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi, pois, Davi, e levou a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.

Eliú e Semaquias, parentes deles, também eram homens valentes e muito capazes. Todos esses foram descendentes de Obede-Edom, num total de sessenta e dois descendentes.

Obed ou Obede, é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, mencionado como filho de Boaz e de Rute. De acordo com o livro de Rute, Obed teria sido criado por Noemi, sogra de Rute, tornando-se pai de Jessé e avô do rei Davi.

O Caminho da Fé Um outro ponto desse segredo dos valentes de Davi é que os dias que eles viveram foram dias de fé. Esses homens viram o propósito de Deus em Davi, mas ele era um homem sozinho naquela ocasião. Davi tinha poucos seguindo com ele, e os que ali estavam, experimentaram severa condição de fraqueza.

5 E chegaram os asírios de Damasco para socorrer Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi matou dos sírios vinte e dois mil homens.

Samá é mais bem observado como o valente de Davi, que com uma só tacada, derrotou um exército inteiro de 300-800 homens sobre de um monte de lentilha.