Quem era a paixão de Dorian Gray?

Perguntado por: orodrigues2 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Sibyl Vane — uma talentosa atriz e cantora, ela é uma pobre, jovem bonita, por quem Dorian se apaixona. Seu amor por Dorian arruína sua capacidade de atuar, porque ela já não encontra mais prazer em retratar o amor ficcional enquanto está experimentando o verdadeiro amor em sua vida.

A síndrome de Dorian Gray é um fenômeno psicossocial, caracterizada pela excessiva preocupação do indivíduo com sua aparência e com enormes dificuldades em lidar com seu envelhecimento. O nome dessa síndrome é uma alusão ao romance O retrato de Dorian Gray, do escritor irlandês Oscar Wilde.

O medo de envelhecer e perder sua beleza e juventude leva Dorian Gray a tentar “parar o tempo”: ele quer permanecer intacto, sem lidar com as consequências do envelhecimento.

Lorde Henry "Harry" Wotton — um arrogante aristocrata e um dândi decadente que defende uma filosofia de hedonismo auto-indulgente. Inicialmente, amigo de Basil, ele o negligencia pela beleza de Dorian.

A Darkside Books está lançando uma versão completa de O Retrato de Dorian Gray que irá contar mais do que a história original e estendida - que foi publicada por Wilde mesmo após as polêmicas - mas ela também preparou um dossiê completo que contará com registros fotográficos do autor, duras resenhas que ele recebeu e ...

A história foi publicada pela primeira vez na revista literária “Lippincott's Monthly Magazine”, já depois do editor da publicação J.M Sotddart ter cortado todas as partes que considerava não serem publicáveis, nomeadamente em relação aos sentimentos homossexuais de uma das personagens criadas por Wilde.

No romance, o protagonista Dorian Gray lê um livro francês, do qual não é revelado o título, e que, segundo o narrador, o corrompe e conduz a uma vida de pecado e hedonismo. No seu julgamento, Wilde revelou, finalmente, que este livro foi largamente inspirado na obra de Joris-Karl Huysmans, intitulada À Rebours.

época vitoriana

A narrativa de O retrato de Dorian Gray se passa em Londres, no final do século XIX, ainda durante a época vitoriana. indispensáveis para uma compreensão da sociedade, das práticas humanas e dos valores ali inseridos.

19 anos

Em sua obra mais famosa, o escritor conta a história do jovem Dorian Gray, de apenas 19 anos, que vive com muitos privilégios na Londres vitoriana.

A obra, que aborda temas como a imortalidade, a perfeição, a juventude eterna e a moralidade, causou polémica, na altura, sendo considerado imoral pela sociedade vitoriana de mentalidade puritana e valores rígidos.

13

Esta versão original é o lançamento que a Editora Landmark promove junto aos seus leitores, em uma edição bilíngue comentada com os 13 capítulos originais publicados pela revista norte-americana, sem as alterações posteriores de 1891, que a editora inglesa Ward, Lock and Company exigiu para lançá-lo no mercado ...

Neste sentido, seria a versão original de “Dorian Gray” literariamente melhor do que a censurada? — Muitos leitores deverão concordar que a versão sem censura, embora menos extensa do que a publicada em 1891, é esteticamente superior — avalia Frankel.

Oscar Wilde

1930

Dorian Gray (Natal RN 1930)
Em 1983, lança o livro Feiras e Feirantes e, em 1989, Artes Plásticas do Rio Grande do Norte - 1920/1989.