Quem era a deusa egípcio da lua?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Iá (em egípcio: Iah) ou Aá (Aah) era o deus da lua na mitologia egípcia. As primeiras presenças do nome "Iá" referem-se à lua enquanto satélite do planeta terra. Mais tarde, a palavra passaria a designar uma divindade.

Amon-Rá ou Rá-Atum
Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça.

MITOS DO IMPÉRIO GREGO
A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu).

A lista é longa. A começar pelos gregos que, não contentes com uma única deusa lunar, criaram três: Ártemis, para o Quarto Crescente, Selene, para a Lua Cheia, e Hécate, para as luas No-va e Minguante.

Khonshu é o nome dessa deidade que garantiu poderes e um objetivo de vida para Marc Spector, e isso acaba trazendo muitas consequências para a vida do personagem. Porém, Khonshu também busca um avatar para que possa caminhar novamente no mundo dos vivos – e por isso, ele não é o deus bonzinho que muitos imaginam.

Você invoca o poder do mais poderoso dos discos lunares da mitologia egípcia, o disco lunar de Khonsu, diretamente em si. Um arco prata e extremamente brilhante surgirá acima de sua cabeça, demonstrando tal realização, e agora seu poder é imenso.

Anúbis

Anúbis foi o deus dos mortos e da mumificação no Antigo Egito. Por volta de 2000 a.C., foi substituído por Osíris como o principal deus dos mortos. Permaneceu como o protetor dos túmulos e dos cemitérios. Guiava os mortos na vida após a morte e participava do Tribunal de Osíris.

Deus Hórus

O deus Hórus é o deus solar dos céus e um dos mais importantes da mitologia egípcia. A imagem de Hórus está associada ao firmamento, e portanto, ele representa a luz, o poder e a realeza.

despertar a intuição e provocar sonhos.

Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra.

Há um grupo de crianças no Panamá que é venerado pela comunidade: são conhecidos como os "Filhos da Lua", ou "Netos do Sol", e têm como missão evitar que a Lua seja devorada... Os índios Guna vivem na província de Guna Yala, no Panamá.

Simbologia. A Lua representa o poder feminino, é a Deusa Mãe, Rainha do Céu em algumas mitologias. Em outras palavras é uma deidade feminina. A rana, o sapo,o lobo, a lebre e o coelho são animais relacionados com a Lua, e muitas vezes representa-se-lhes como símbolo da mesma.

Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Hera

Protetora do casamento, da vida e da fertilidade
Na mitologia grega, a deusa Hera, filha de Cronos e Réia, é símbolo do casamento, fertilidade e da proteção feminina.

Ele possui força, agilidade e resistência aprimoradas que correspondem às fases da lua. Por exemplo, quando a lua está cheia, o poder do Cavaleiro da Lua está no auge.

Khonshu

Khonshu é o Deus da Lua entre os Deuses do Egito da Marvel na série Cavaleiro da Lua. Khonshu é um dos deuses do egito com o vínculo mais direto com Marc Spector, também conhecido como Cavaleiro da Lua.

Seu nome completo é Amaterasu-o-mi-kami, que significa "Gloriosa Deusa que Brilha no Céu”.

Apesar desses rumores, a Marvel Studios não confirmou a segunda temporada de 'Cavaleiro da Lua'. Vivido por Oscar Isaac, o anti-herói ganhou sua própria série em maio, e o fim da trama deixou as portas abertas para novas aventuras.