Quem era a concubina de Lia?

Perguntado por: ivargas9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Ele teve doze filhos, que deram nome às doze Tribos de Israel. Esses filhos nasceram de suas esposas: as irmãs, Lia e Raquel; e de suas concubinas: Bila e Zilpa. Essa é a história dessas mulheres. Labão, pai de Lia e Raquel, não é um homem de fé, pelo contrário.

Lia era desprovida de beleza. Filha mais velha de Labão (Gênesis 29: 16-17), foi a primeira esposa de Jacó, que foi obrigado a se casar com ela para conseguir a irmã de Lia, Raquel (Gênesis 29:25-27). A história dela é marcada pela falta de consideração, de amor, de apreço.

Como recompensa por todo sofrimento, Lia acabou sendo abençoada com a fertilidade, enquanto Raquel ficou estéril por muitos anos, algo que acentuou a disputa entre as irmãs, mesmo que Jacó só tivesse olhos para sua segunda esposa.

Afinal, ele despreza Lia (Bruna Perdigão/Michelle Batista) não só porque a filha lhe faz lembrar da mulher Adinah (Michelle Batista). A menina é a principal responsável pela morte prematura da mãe na novela da Record.

À tarde, quando Jacó voltava do campo, Lia saiu ao encontro dele e lhe disse: — Esta noite você terá relações comigo, pois eu aluguei você pelas mandrágoras de meu filho. E naquela noite Jacó teve relações com ela. Deus ouviu Lia, ela ficou grávida e deu à luz o quinto filho.

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca.

A história de Abigail está relatada na bíblia, e ela é uma referência de mulher apaziguadora. Ela era uma mulher formosa e sábia que amava o Senhor. O seu marido se chamava Nabal e ele era um homem insensato, sem nenhuma sabedoria, muito difícil de conviver.

Raquel (Thaís Melchior) se desesperará com um problema de fertilidade em Gênesis. A segunda mulher de Jacó (Miguel Coelho) conversará com Bila (Allana Lopes) sobre sua frustração por não dar um filho ao amado. "Por que não consigo engravidar?", lamentará a megera na novela bíblica da Record.

Depois de pedir perdão a Deus (Flávio Galvão), a protagonista engravida de Jacó (Miguel Coelho) duas vezes, desbancando a Lia (Michelle Batista), com quem trava uma disputa.

A esterilidade
Assim, com ciúmes da irmã mais velha que podia ter filhos, Raquel aproveitou-se de um costume regional que permitia que uma mulher de classe social elevada fosse estéril, poderia ter uma serva que daria à luz filhos que seriam legalmente seus.

Lia tinha os olhos meigos, porém Raquel, era bonita e atraente” (Gênesis 29. 16-17). Em uma rápida pesquisa descobri que a tradução de “meigos” do hebraico, quer dizer “fracos”, soa um pouco desfavorável eu diria.

Gênesis: Jacó trata Lia feito bicho e envergonha o nome de Abraão; entenda · Notícias da TV.

Lia: Significa "vaca selvagem", “leoa”, “aquela que tem olhos doces”, “cansada”, “trabalhadora”, “aquela que é portadora de boas notícias”. Curto, delicado e de origem bíblica, o nome Lia faz bastante sucesso em países asiáticos, europeus e da América Latina.

Rapidamente Raquel chegou ao poço. Ao vê-la, imediatamente Jacó removeu a pedra do poço e deu água às ovelhas de Labão. Provavelmente a pedra que cobria o poço era pesada, e a atitude de Jacó certamente deu uma boa impressão de sua utilidade para o trabalho. Após fazer isso, Jacó beijou Raquel e chorou.

Raquel e a inveja de sua irmã Lia
Após 14 anos de trabalho, finalmente Jacó e Raquel se casam, mas logo descobrem que ela era estéril e não podia ter filhos. Isso fez com que ela ficasse com muita inveja de sua irmã Lia, que já era mãe de vários filhos.

CASSIANE. Cassiane é primeira pastora da Assembléia de Deus.

Lia nos ensina sobre a importante necessidade de vivermos para Deus e sua glória. Embora Lia não tivesse uma aparência atraente, não fosse amada nem desejada por Jacó, chegando até mesmo a ser desprezada, Deus viu nela uma beleza interior que a capacitou a cumprir os planos dele.