Quem enxerga o olho ou o cérebro?

Perguntado por: ebittencourt4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O professou explicou como funciona o sistema de visão. Uma vez a imagem captada no globo ocular, ela é transmitida para o cérebro, na parte inferior do órgão. Os olhos são a parte mais complexa da visão humana.

Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares, e são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo fibroso chamado de esclerótica.

O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão.

A visão monocular é caracterizada pela capacidade da pessoa conseguir enxergar através apenas de um olho e com isso tem noção de profundidade limitada e redução de campo periférico. Geralmente, ela percebe que está enxergando com um dos olhos quando cobre o olho saudável enquanto executa alguma atividade diária.

Mais conhecida como Visão Cega, Cegueira Cortical ou Blindsight, esse tipo de cegueira é uma condição do cérebro e não do olho. A deficiência, que é decorrente do resultado de lesões cerebrais e no sistema visual, afeta a parte do cérebro responsável pela visão consciente (córtex occipital).

Tudo parece extremamente real, mas, na verdade, não passa de ilusões ; nesse caso, criadas pelo cérebro. De memórias da infância a imagens registradas no dia a dia, o que as pessoas veem e sentem quase nunca é o que parece. Poucos sabem, por exemplo, que quatro horas do dia útil são passadas em total cegueira.

4) Vemos nosso próprio nariz o tempo todo, mas o cérebro decide ignorá-lo. Nosso cérebro usa o nariz para ter um ponto fixo no espaço e como posicionamento. A gente acha que não o vê, mas o cérebro resolve ignorá-lo para não haver sensações estranhas e tonturas, eliminando então sensações de desconforto.

Quando a luz chega à parte de trás do olho, viaja ao longo dos nervos da retina que estão juntos num feixe. Estas imagens depois percorrem todo o caminho até ao cérebro através dos nervos óticos. Quando o seu cérebro processa esta informação, volta a virar as imagens para que não veja o mundo de cabeça para baixo.

Os sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso.

Para produzir visão, os olhos captam informações e enviam através do nervo óptico para serem processados pelo lobo occipital. O cérebro também incorpora outras informações, como estímulos sensoriais, para resultar na aplicação da visão, como a captação de um objeto.

A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

Formação da imagem no olho humano
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina.

A lente de nosso olho, chamada de cristalino, é convergente. As imagens que essa lente forma sobre a retina são invertidas em relação aos objetos vistos. O cérebro se encarrega de fazer a interpretação normal dessa imagem e não percebemos a inversão.

Aposentadoria por Visão Monocular (2023): Como Conseguir? Caso você não saiba, desde março de 2021, a visão monocular vem sendo considerada um tipo de deficiência. A partir disso, várias consequências previdenciárias são geradas, principalmente as ligadas às aposentadorias.