Quem enxerga E o cérebro ou os olhos?

Perguntado por: vhilario . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O professou explicou como funciona o sistema de visão. Uma vez a imagem captada no globo ocular, ela é transmitida para o cérebro, na parte inferior do órgão. Os olhos são a parte mais complexa da visão humana.

Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos. Para os físicos, nessas situações a luz caminha em linha reta.

O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão.

O nervo óptico é considerado como um nervo aferente, isso porque transmite impulsos visuais. Resumidamente, a função do nervo óptico é transmitir os sinais visuais do olho para o cérebro.

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

A diferença está justamente na questão de ver e enxergar. Quando a pessoa está somente captando imagens com os olhos, está enxergando, mas não está vendo. Quando há uma informação que faz com que a sua observação seja consciente, ela passa a ver as coisas com mais clareza.

Em termos gerais, a cegueira pode ser proveniente de quatro causas: Doenças infecciosas (tracoma, sífilis); Doenças sistêmicas (diabetes, arteriosclerose, nefrite, moléstias do sistema nervoso central, deficiências nutricionais graves); Traumas oculares (pancadas, ação de ácidos);

Mais conhecida como Visão Cega, Cegueira Cortical ou Blindsight, esse tipo de cegueira é uma condição do cérebro e não do olho. A deficiência, que é decorrente do resultado de lesões cerebrais e no sistema visual, afeta a parte do cérebro responsável pela visão consciente (córtex occipital).

Isso ocorre porque, com o passar do tempo, a capacidade de contração do músculo ciliar do olho tende a ser reduzida, além de ocorrer um enrijecimento do cristalino. Como resultado, a acomodação da visão é afetada e a pessoa sente dificuldades de focalizar as imagens de perto.

Ele capta as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina, que são estimulados pela luz projetada em objetos. Essas imagens que se projetam dentro do nosso olho são invertidas – estão de cabeça para baixo. É o nosso cérebro que faz a inversão da imagem, colocando-a na posição real.

Retina. A retina é uma das partes do olho mais conhecidas. É nela que se formam as imagens daquilo que é visto e corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as informações para o cérebro através do nervo óptico. As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes.

Formação da imagem no olho humano
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.

Ao fechar os olhos, nosso corpo começa a liberar lágrimas para lubrificar nossos olhos e mantê-los protegidos de ameaças externas como poeira, por exemplo. Se não fechássemos os olhos para dormir, essa ação seria prejudicada e, provavelmente, sentiríamos ardência e queimação nos olhos.

O olho capta a imagem, que chega invertida ao centro visual da retina. Para chegar ao cérebro, ela será convertida em impulso elétrico pelos cones e os bastonetes, que estão ligados a células nervosas.

De maneira geral, cegueira causada por falta de óculos, opacidades da córnea e catarata podem ser tratadas, enquanto doenças graves da retina e do nervo óptico ainda não tem tratamento. De maneira geral quando a pessoa não enxerga mais luz a medicina atual ainda não pode ajudar.

Bengala branca: é utilizada por pessoas cegas, ou seja, que apresentam ausência total da visão. Isso significa que elas não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz. A cegueira pode ser adquirida ou congênita (desde o nascimento).

Infelizmente qualquer pessoa pode ficar cega. Em pessoas saudáveis é muito raro que alguma doença cause cegueira. Sempre devemos lembra do risco de um acidente machucar os olhos e causar um dano irreversível. Esta é uma causa frequente de cegueira em jovens: acidentes.

Enxergar além é dar-se a perceber o universo como uma rede entrelaçada, é olhar para o mundo com os olhos da alma, pois o ato de ver é uma experiência complexa, sensório-motora e o ato de enxergar é uma experiência psíquica e espiritual.

É preciso saber olhar com os olhos, enxergar com a alma e apreciar com o coração. O primeiro passo para existir é imaginar. O segundo é nunca se esquecer de que querer fazer é poder fazer, basta acreditar. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.