Quem enxerga bem de longe?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os pacientes míopes possuem dificuldade para enxergar objetos e paisagens distantes. Quanto mais longe o item estiver, mais difícil é focalizar o elemento. Visão embaçada a distância, dificuldade para identificar objetos afastados.

Quais são as diferenças entre eles? Em suma, a miopia é uma disfunção que torna a visão embaçada para objetos distantes, ao passo que a hipermetropia é o contrário, trata-se da dificuldade em enxergar elementos próximos. Já o astigmatismo é um pouco dos dois, não se vê com nitidez nem de perto, nem de longe.

O que é miopia? Miopia é um distúrbio visual caracterizado pela dificuldade de enxergar de longe. Nos olhos dos míopes, as imagens são focadas incorretamente, à frente da retina, fazendo com que a visão de objetos distantes seja percebida de forma turva.

A grande causa da hipermetropia é quando o globo ocular do paciente é um pouco mais achatado ou a córnea mais plana, que pode ser em decorrência de fatores genéticos. Assim, a imagem acaba se formando depois da retina. Ela nada mais é que um erro de refração.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

até 5 km

Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância.

Quem tem astigmatismo e miopia juntos não consegue enxergar claramente tanto de perto quanto de longe. Porém, a dificuldade para enxergar de perto é menos perceptível, sendo que a visão de objetos mais distantes fica mais borrada e embaçada.

Como mencionado nos parágrafos acima, quem sofre de miopia tem uma dificuldade de enxergar objetos distantes, porém, consegue ver com nitidez tudo que está próximo. No caso da hipermetropia, a imagem do olho é gerada depois da retina, tornando a visão de perto desfalcada.

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição. O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser.

A córnea de pessoas com astigmatismo é mais ovalada e é isso que causa problemas de visão.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

Bom, na realidade não existe um grau maior para óculos de grau. O que existe é uma classificação que define os tipos de grau, que são: Baixo grau: 0 a 3 graus. Grau moderado: de 3 a 6 graus.

A visão normal é 20/20. Exemplo: se em toda a tabela o paciente só consegue ler a fileira do topo, ele tem uma acuidade visual de 20/200, o que significa dizer que ele precisa estar a 20 metros de distância para conseguir ler algo que alguém com visão normal consegue ler a 200 metros.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

Normalmente quem sofre de hipermetropia tem visão normal de longe, mas nada impede que os indivíduos também tenham outros problemas de visão em conjunto, como o astigmatismo e miopia. Essa doença pode se manifestar em diferentes estágios da vida, desde uma criança à um idoso, diferente da presbiopia.

Por sua vez, a «pessoa que sofre de hipermetropia» designa-se por hipermetrope (hipermétrope, em Portugal). A hipermetropia é a «anomalia da refração ocular que se traduz por dificuldade de enxergar de perto; hiperopia» (idem).

Quem tem hipermetropia tem uma visão fora de foco para tudo o que está mais próximo e com mais nitidez para o que está mais distante.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.