Quem entregava as cartas antigamente?

Perguntado por: ymodesto . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Apesar de ainda não ter existido um sistema de correio privado na Antiguidade, vários indivíduos podiam usar esse sistema estatal ou então usavam amigos, escravos, comerciantes e viajantes para enviar suas cartas para lugares distantes.

As cartas são consideradas o meio de comunicação mais antigo do mundo. Não se sabe ao certo quando elas surgiram, mas os reis do antigo Oriente Médio já escreviam cartas.

Inicie sua carta com a marcação do local e da data em que ela foi feita. Se necessário, identifique o nome, cargo e instituição do destinatário. Utilize um vocativo (pessoal ou formal) para marcar o início do diálogo.

Na atualidade, a forma de transmissão mais utilizada para a carta é o e-mail (electronic-mail - correio eletrônico). Há três tipos básicos de carta, independente da maneira como será transmitida: a correspondência oficial e a correspondência comercial e a correspondência pessoal.

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

Paulo Bregaro

O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro e depois aclamado patrono dos Carteiros no Brasil, é o responsável pela entrega a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, da correspondência informando sobre as exigências de Portugal com relação ao Brasil.

A Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal D. Manuel, em 1500 foi o primeiro documento escrito da história brasileira.

Manoel I. Conhecida como o primeiro documento que oficializou a História pós-descobrimento da terra aqui encontrada, posteriormente batizada de Brasil, a Carta em questão foi redigida por Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Álvares Cabral, a qual registrou as primeiras impressões do que aqui foi encontrado.

As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.

O responsável por escrevê-la é chamado de remetente ou signatário (locutor). Já aquele que a recebe é denominado destinatário (interlocutor). O remetente ou destinatário podem ser tanto pessoas (familiares, amigos, namorados etc.)

Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens. Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias.

A carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.

Comece com boas notícias.

  1. “Como você está?” ou “Como tem passado?” são as formas mais simples de começar uma correspondência. ...
  2. Use o primeiro parágrafo para falar sobre a vida da pessoa para quem você está escrevendo. ...
  3. Falar sobre o tempo é outra forma bastante comum de iniciar uma carta.

Resposta verificada por especialistas. a) a carta determina a abertura dos portos brasileiros e permite aos residentes a exportação de mercadorias.