Quem entra primeiro no avião?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Em voos com duas ou mais classes, passageiros da primeira classe e da classe executiva também têm prioridade. Respeite a ordem de entrada no avião e lembre-se: como os assentos são marcados, não vai faltar espaço.

Veja nota da Anac na íntegra:
A Lei n° 10.048, de 08/11/2000 prevê, em seu artigo 1°, que as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário.

O embarque geral será iniciado por passageiros com assento na janela, seguidos de passageiros com assento no meio e, por fim, os que ficam no assento do corredor. Veja como passa a funcionar o embarque da Latam: Os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Brasília foram os primeiros a utilizar a nova forma de embarque.

O que é o embarque prioritário? É um serviço que é adicionado à sua reserva, que lhe oferece a possibilidade de ser um dos primeiros passageiros a embarcar e que lhe permite levar a sua bagagem de mão consigo na cabina (lembre-se de que a sua bagagem de mão deve cumprir os requisitos estabelecidos).

Você não precisa. Fique tranquilo enquanto você vê a fila de embarque se formar na sua frente. Quem tem o embarque prioritário, oferecido pelos Cartões GOL Smiles Infinite, Platinum e Gold, é sempre um dos primeiros a entrar no avião.

Primeira vez no aeroporto? Veja o que fazer!

  1. Chegada ao aeroporto. Aeroportos são ambientes grandes. ...
  2. Check-in. A sua confirmação de voo e emissão de cartão de embarque é chamada de check-in. ...
  3. Despacho de bagagens. ...
  4. Embarque. ...
  5. Inspeção de segurança. ...
  6. Na sala de embarque.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por criança de colo, pessoas com mobilidade reduzida ou qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia.

Os voos da GOL agora contam com cinco fluxos para embarque: Preferenciais por lei: Nesta fila embarcam apenas os passageiros preferenciais por lei como gestantes, pessoas portadoras de deficiências ou dificuldade de locomoção, idosos (a partir de 60 anos) e passageiros com crianças de colo (até dois anos incompletos);

Atualmente, O CTB diz que em cruzamento não sinalizado, tem preferência de passagem o veículo que se aproximar pela direita do condutor.

COMO FUNCIONA
Ou seja, embarcam primeiros os passageiros das fileiras 30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6 e 3. Na sequência, uma nova onda começa no 29 e assim por diante.

Para entrar na sala de embarque você deverá apresentar o cartão de embarque. O código impresso nele (ou na tela do celular) dará acesso à sala. A sala de embarque é o local que dá acesso a todos os portões de embarque de um aeroporto. Cada portão dá acesso a uma aeronave.

Claro que sair com tempo suficiente para lidar com possíveis imprevistos ainda é fundamental para todos os viajantes, mas quem já fez o check-in online tem menos um compromisso a ser feito no aeroporto, o que possibilita uma janela maior de tempo para lidar com trânsito, um lanche no caminho e menos correria.

Azul acaba com Embarque Prioritário para Tudo Azul Safira ou Itaucard Platinum. Ao tentar embarcar em vôo de REC para SLZ, verifiquei que novo sistema de embarque da Azul mantém prioridade apenas para clientes tudo azul Diamante, não havendo mais para Safira ou portadores do Itaucard Platinum.

Passageiros embarcando com crianças menores de 2 anos; Passageiros com mais de 60 anos; Passageiros com dificuldade de locomoção ou que necessitem de atenção especial; Passageiras gestantes.

A média de fechamento do check-in está sendo estipulada com até 40 minutos de antecedência para o horário de saída de voos domésticos, e de 1h para voos internacionais, conforme cada companhia aérea.