Quem entra primeiro a florista ou a placa?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Daminhas, normalmente entram após a noiva levando as alianças, acompanhadas dos pajens. Floristas, terão a função de anunciar a entrada da noiva, normalmente ela entra jogando pétalas pelo caminho onde a noiva irá passar, ou entregando raminhos para os convidados mais próximos que estão assistindo ao casamento.

Ordem de entrada
A entrada propriamente dita realiza-se do seguinte modo: em primeiro lugar entram os convidados e sentam-se no lado da igreja que lhes corresponde. De seguida, entra o noivo com a sua mãe e fica no altar de pé à espera da noiva. Depois, entram as damas de honor, as madrinhas e os padrinhos.

A ordem do cortejo de casamento se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos.

Função do pajem e da daminha
O pajem e a dama podem desenvolver diversas funções, além da tradicional entrada com as alianças. Muitos costumam carregar plaquinhas com frases curtas de amor e desejando felicidades ao casal ou, até mesmo, anunciar a entrada dos pombinhos.

Você irá segurar o buquê com a sua mão direita enquanto caminha e passá-lo para a mão esquerda quando for subir ao altar com seu noivo. Você pode segurá-lo por alguns instantes para que o fotógrafo consiga registrar e depois entregá-lo a uma das madrinhas, à sua mãe ou à sua cerimonialista.

O vestido da florista precisa estar de acordo com o estilo, local e horário da cerimônia. Apesar de estarmos acostumados a ver floristas e daminhas com vestidos branco, semelhantes ao da noiva, muitos casais apostam também em vestidos coloridos para as floristas, seguindo a paleta de cores do casamento.

Entrada do cortejo
Conforme o protocolo, os casais de padrinhos são os primeiros a entrar na igreja. Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo.

Vestidos de menina, seja daminha ou florista, é vestido de menina, com todas as características: laços, flores, babados, saias amplas, tons pastel ou o branco puro.

Em um casamento tradicional, eles entram em casais e, no altar, se posicionam do lado de quem representam. Ou seja, os casais de padrinhos da noiva do lado esquerdo e os do noivo do lado direito.

Primeiramente a cruz processional e por último o presidente da celebração. O canto litúrgico também pode favorecer a consciência desse envio missionário. Esse rito também provoca ao presidente da celebração realizar o seu cumprimento na porta da Igreja a cada pessoa que participou da celebração litúrgica.

De acordo com a tradição o corsage é dado para as madrinhas e simbolizam que as pessoas ali escolhidas são pessoas queridas e estimadas pela noiva. Além das madrinhas esse acessório pode seu usado pela mãe dos noivos e as daminhas.

O primeiro passo é entrar em contato com o cartório mais perto de onde vão se casar e pedir informações sobre o processo. A burocracia toda tem que ser seguida pois ela não mudou: é preciso escolher o regime de bens, apresentar todos os documentos, pagar as taxas do cartório e esperar os trâmites correrem.

Madrinhas e mães dos noivos devem usar bolsa clutch? Não existe uma regra que impede o uso da bolsa clutch pelas madrinhas e mães dos noivos. Assim como as convidadas, elas podem optar pelo uso do acessório e, segundo Dany Couto, consultora de estilo da Estilo Rio, o ideal é que sejam pequenas e de mão.

Primeiro de tudo: não existe regra! Segundo a tradição, a noiva é entregue ao noivo pelo pai ou algum outro homem da família. Sabemos que isso vem de uma cultura machista, mas muitas noivas ressignificam isso para ter um momento especial com o pai, então se você quer entrar com seu pai, vá em frente e seja feliz.

Em alguns casamentos, o cortejo infantil, pode entrar antes da noiva e em outros casamentos podem entrar após a noiva, carregando as alianças, por exemplo. Somente a florista tem um ponto certo de entrar, que é exatamente antes da noiva, pois a função dela é decorar e preparar o caminho de passagem da noiva.

Tradicionalmente, elas entram com as alianças em uma almofadinha, porém, você pode inovar e usar a criatividade, como por exemplo, optar por levar em uma rosa, caixinha, livro ou outro acessório.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores.

O braço que ligará a noiva ao seu pai deve ser o esquerdo, e ambos devem caminhar lentamente até o começo do altar. Nesse momento, ela espera o noivo ir buscá-la.