Quem entra no cio primeiro?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

As cadelas pequenas costumam atingir o primeiro cio entre 6 e 12 meses de idade, as de porte médio e grande entre 7 e 13 meses e as raças grandes entre 16 e 24 meses.

Apesar da cadela no cio estar fisicamente apta para cruzar e procriar, não é recomendado realizar o cruzamento no primeiro cio. Por se tratar de um animal muito jovem, a gravidez precoce pode gerar problemas para a mãe e para os filhotes.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

No primeiro cio, o sangramento foi bem intenso e a vulva dela sempre fica muito inchada. Mas o que mais é perceptível é como ela fica carente nesse período, ela já é bem carinhosa, e durante o cio a carência dobra”, pontuou.

Em média, o cio do cachorro nas fêmeas dura cerca de 21 dias, podendo variar de acordo com as características do animal. Confira mais sobre as fases do ciclo estral abaixo: Proestro: na etapa ocorre a fase inicial da estimulação hormonal. Nela, a cadelinha começa a liberar feromônios que atraem os machos.

Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar. A fase do sangramento é aquela na qual diversos estímulos hormonais começam a preparar o organismo da pet para a fecundação.

Não, não é possível um homem engravidar um cachorro. O homem é classificado como um animal, sendo que ele é um animal racional, de tal forma que mesmo que existe um cruzamento entre ser humano e cachorro seria impossível que se tivesse um filhote, pois os DNAs das duas espécies de animais são incompatíveis.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta.

O primeiro cio das cachorras indica que o ciclo sexual delas teve início, ou seja, elas já podem engravidar.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Entretanto, essa prática não é aconselhada, visto que filhotes dessa ninhada podem ter mais chances de apresentar problemas de saúde como órgãos mal formados e herdarem doenças genéticas que podem se manifestar ao longo da vida do pet, prejudicando sua qualidade de vida.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

Para evitar ou anular o estro (cio) de cadelas: 1 comprimido para cada 10 Kg de peso corpóreo/dia por 8 dias. Os comprimidos devem ser administrados assim que se apresentarem as características do cio. As manifestações do cio desaparecem entre 2 a 3 dias após o início da medicação.

O principal sinal perceptível de que houve a cruza é um odor particular, que pode ser sentido vindo da parte posterior da cadela. Esse odor costuma ser mais acentuado que outros odores relacionados ao período do cio.

Segundo o médico veterinário Luciano Frozza, os métodos contraceptivos mais utilizados são os injetáveis, a base de progestágenos, “mas para serem eficazes devem ser utilizados a cada seis meses para coibirem o cio”, explica.

Essa conduta de subir em outros animais e simular o ato sexual pode acontecer por uma série de razões diferentes, como estresse, dominância e até diversão. O ato também pode indicar alguns problemas de saúde e comportamentais.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

As cadelas, a partir do primeiro cio, terão, em média, entre 1 e 2 ciclos ao ano até o término da vida, ao contrário do que acontece com as mulheres, uma vez que não possuem supressão de cio em função de idade avançada.

O cheiro de uma cadela no cio é muito forte e impregna para valer em qualquer lugar que fique. Isso vale para tapete, grama, calçada e sofás. Então, todo objeto que receber sua cadela para um descanso ou locais que ela faz xixi estarão impregnados com o cheiro do cio dela.