Quem ensinou os portugueses a tomar banho?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Tanto que os portugueses, quando chegaram aqui a partir de 1500, se assustaram. Pero Vaz de Caminha chegou a escrever: “São tão limpos e tão gordos e tão formosos que não podem ser mais”. Os portugueses acabaram cedendo aos hábitos dos nativos: começaram lavando os pés diariamente.

Segundo os médicos, a maioria dos portugueses, salvo nas zonas mais isoladas do País, tem por hábito tomar banho todos os dias.

Entre os antigos egípcios é onde encontramos os mais antigos relatos sobre o hábito de se tomar banho. Segundo documentos de mais de 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo. Não por acaso, eles tomavam cerca de três banhos em um só dia.

Onde menos se toma banho? No Reino Unido e na Turquia, praticamente, só metade da população faz isso todo dia. Na Alemanha e no Japão, também.

Como explicamos mais abaixo, o que está na base da questão da higiene corporal hoje, na França, é o medo da água quente ou o medo do banho. A medicina antiga acreditava que a sífilis e a perda do apetite sexual pudesse ser transmitida pelo banho.

Os índios que habitavam o Brasil quando os portugueses atracaram no litoral do País foram responsáveis por transmitir muitos dos hábitos de higiene que ainda permeiam a cultura nacional. Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos.

Banho. 67,7% dos portugueses toma banho diariamente, 22% toma quatro a seis vezes por semana e 10,1% uma a três vezes por semana.

Culturalmente nós somos sim o povo que se lava mais, se perfuma mais”, afirma o dermatologista André Moreira. “A história afirma que quem ensinou os colonizadores a tomar banho foram os indígenas. Eles tinham hábitos de higiene muito consolidados”, completa o médico.

Segundo uma pesquisa feita em dez países, o brasileiro é o grande campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial. Em seguida, neste ranking estão os britânicos com 5,6 banhos por semana e os chineses com 4,9.

Actualmente, em Portugal, chama-se duche (do fr[ancês] douche) ao «jacto ou chuveiro de água que se aplica ao corpo de alguém, com fins higiénicos ou terapêuticos; banho de chuveiro».

Para acrescentar, muita gente em Portugal tem o orgulho ferido do país não ser mais um império colonizador. Algumas pessoas tratam o Brasil como ex-colônia, ou seja, inferior. Até mesmo por questões de ilusória superioridade racial, que está silenciosamente enraizada na cultura portuguesa.

João VI precisou passar. Para que um ferimento seu fosse curado, o recomendado foi que ele tomasse um banho de mar. Mesmo com uma certa resistência, foi construída a Casa de Banho de D. João, para que o rei tomasse seu banho de mar e tratasse de seu problema de saúde.

Os índios brasileiros eram muito limpos. Costumavam entrar no rio para se banhar mais de dez vezes por dia.

Na Antiguidade, a ausência de redes encanadas e esgotos era suprida com a utilização de copos e bacias que permitiam a realização do banho. Geralmente, as pessoas se sentavam em uma cadeira enquanto despejavam pequenas porções de água nos lugares a serem higienizados.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Euromonitor e publicada pela Super Interessante sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.

Os países que apresentam menor número de banhos semanais são Inglaterra, China, Rússia, Turquia e Japão. Na Inglaterra, por exemplo, cerca de 80% das mulheres não tomam banho todos os dias e 30% chegam a ficar até três dias sem.

Os italianos não tomam banho – MITO
Essa é uma crença que foi passada para nós sobre, praticamente, todos os países europeus. Acontece que essa é uma grande mentira, uma vez que eles tomam vários banhos ao dia. Outra coisa que você vai perceber é que, na Itália, até mesmo os homens são muito vaidosos.

Os italianos não tomam banho todo dia
É claro que muitos italianos não veem a necessidade de tomar banho todos os dias, mas isso não significa que eles são sujos ou que não possuem hábitos de higiene.