Quem enrola para fazer as coisas?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Significado de enzoneiro: Característica de pessoa que enzona, enrola para fazer alguma coisa.

Embora a procrastinação não seja um comportamento exclusivo do TDAH, porque todo mundo alguma vez já deixou alguma tarefa importante para depois, esse é um problema que atinge os portadores do distúrbio com maior intensidade.

O procrastinador adia o que precisa fazer, mas não se recusa e nem pensa a respeito de não fazer. Por sua vez, o preguiçoso não quer fazer a atividade e normalmente já recusa a responsabilidade.

Aí está uma descrição bíblica de um procrastinador: diligentemente ocupado com coisas ao seu redor, enquanto aquilo que precisa ser feito fica parado. A menos que esteja fazendo o que Deus o chamou para fazer, você estará procrastinando.

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).

Alguns estilos de procrastinadores mais comuns são:

  • O procrastinador perfeccionista neurótico.
  • O procrastinador sonhador.
  • O procrastinador preocupado.
  • O procrastinador rebelde.
  • O procrastinador dramático.
  • O procrastinador ocupado.

Os pesquisadores sugerem que os procrastinadores têm mais dificuldade de filtrar emoções e distrações que interferem na realização de uma determinada atividade porque as conexões entre a amígdala e o DACC deles não são tão boas quanto a de indivíduos proativos.

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

Existem duas razões principais que podem desencadear comportamentos agressivos em pessoas com TDAH. Há um grupo de pessoas com TDAH que têm mais dificuldade em conter comportamentos impulsivos e emoções mais fortes. Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade.

Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem. Durma bastante – e durma bem!

Nenhuma medicação por si só consegue resolver questões ligadas à ansiedade, aos afetos depressivos e aos traços obsessivos. Olá! Por meio do seu relato, não é possível tirar conclusões. A procrastinação pode ser um sintoma relacionado a diversas outras dificuldades psicológicas.

Qual a relação entre procrastinação e ansiedade? Pois é, existe uma forte relação entre procrastinação e a ansiedade. É que o cérebro de quem procrastina tende a se acostumar a só fazer uma tarefa quando o tempo está se esgotando. Assim, bate aquela descarga de adrenalina, que é praticamente impossível não se motivar.

O profissional mais indicado para esse tipo de tratamento seria o Psicólogo e em alguns casos você também precisará procurar um psiquiatra. Espero ter ajudado! Procrastinação está ligada ao desânimo em realizar tarefas, ir atrás de conquistas, etc...

Procrastinar consiste em atrasar ou adiar, sistematicamente, a realização de actividades relevantes. Sabia que existem diferentes tipos de Procrastinação? Nós, os psicólogos, diferenciamos a Procrastinação em duas categorias distintas, sobrepostas: a procrastinação de manutenção e a procrastinação de desenvolvimento.

Os prejuízos podem ser sentidos até a curto prazo. Pode-se colocar em risco o trabalho, o relacionamento familiar e projetos acadêmicos. Procrastinar pode levar a perda de oportunidades na vida. Para melhorar esse comportamento de adiar a própria vida, deve-se tomar coragem para e decisão de mudar.

Fazer um pequeno primeiro movimento é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação. O truque é definir uma meta baixa, “tão baixa que o hedonista em você, que prefere se sentir bem agora e lidar com coisas reais depois, não vai se negar”, resume o Quartz.

Para ajudar, aqui vão algumas estratégias simples que você pode iniciar agora mesmo.

  1. Faça uma lista das tarefas do dia. ...
  2. Divida em pequenas tarefas. ...
  3. Estime o tempo que cada tarefa leva. ...
  4. Separe o que é urgente do que é importante. ...
  5. Avalie o seu momento. ...
  6. Não se perca na autocrítica (foco é conseguir parar de procrastinar)

Muitas pessoas costumam procrastinar porque querem evitar sentir desconforto, então qualquer tarefa que cause emoções desconfortáveis, a tendência será adiar ou evitar essas tarefas.

Não tem foco
E a falta de foco é um sinal difícil de perceber. As prioridades não são tão claras para ela. Geralmente, a pessoa perde mais tempo do que o necessário para realizar atividades simples e, além disso, adia as tarefas complexas, ou seja, aquelas que exigem mais concentração e dedicação.

A procrastinação pode ter causas psicológicas e fisiológicas. No primeiro caso, a procrastinação pode estar ligada a transtornos mentais, como ansiedade e problemas de autoestima. Há quem deixe de realizar uma tarefa por medo de reprovação, por exemplo.