Quem engravidou com Famivita?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

História da Andrea Almeida - Como Engravidou Com o FamiPré da Famivita | Famivita. Sou casada há 4 anos e já tenho 2 filhos, um de 16 e outro de 9 anos. Estava tentando engravidar novamente há pelo menos 2 anos, mas não conseguia de jeito nenhum.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Também chamado de vitamina B9, o ácido fólico é o principal suplemento indicado para as mulheres que desejam engravidar. De forma natural, ele pode ser encontrado em alimentos como o feijão, couve, grão de bico, fígado bovino, gema de ovo e o espinafre.

Engravidar tentando até 1 ano é normal
Se você é jovem e tem um estilo de vida saudável, suas chances de engravidar são maiores. Mulheres com mais de 35 anos ou com hábitos prejudiciais à saúde (como fumar, obesidade, consumo excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas) terão fertilidade reduzida.

Teoricamente, depois da curetagem a paciente deve esperar pelo menos um ciclo menstrual, para que o endométrio sangre de maneira regular, para engravidar novamente. Alguns médicos mais cautelosos indicam que espere até 90 dias para o útero se preparar para uma nova gestação.

O ácido fólico ajuda a engravidar? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existem estudos que comprovem que o ácido fólico age diretamente na fertilidade da mulher.

Um dos indutores de ovulação mais conhecidos é o clomifeno, também conhecido por Clomid®, Indux® ou Serophene® e cloridrato de metformina como coadjuvante. Outras formulações com FSH puro e FSH recombinante (Fostimon, Puregon, Gonal e Rekovele) podem ser utilizados.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

Colestiramina e sulfonamidas podem interferir na absorção de Ácido Fólico.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

A dificuldade de engravidar durante o período fértil não é somente de responsabilidade da mulher, existem também fatores masculinos que atrapalham para a fecundação do óvulo. Um dos fatores mais comuns é baixa produção da quantidade de espermatozoides.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Normalmente, após seis meses de tentativas, cerca de 70% dos casais obtêm sucesso na gestação, enquanto 85% tendem a engravidar com até um ano de tentativas. Após esse período, problemas de fertilidade passam a ser considerados para um ou ambos os parceiros e representam 15% dos casais com infertilidade.

O chá é uma ótima opção para mulheres que querem engravidar. Existem várias opções na natureza, sendo os chás mais populares: chá de inhame, de unha de gato, uxi amarelo, ginseng e urtiga. O segredo é saber utilizar o chá certo na quantidade certa para alcançar o efeito desejado.