Quem encontrou o ovo de dinossauro?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Embriões de dinossauros com "bico de pato" são encontrados na China. A equipe de cientistas, composta por pesquisadores da Universidade de Delhi e da Escola Secundária Superior de Dhar, ambas na Índia, registrou imagens transversais minuciosas do ovo.

Se antes de a galinha existir, muitas espécies já colocavam ovos, e, desde então, nasciam do ovo. Lembra dos dinossauros? Por tanto, quem veio primeiro foi o ovo.

O fóssil foi encontrado em Ganzhou, província de Jiangxi, no sul da China. De acordo com as informações divulgadas, o ovo foi adquirido pelos pesquisadores no ano de 2000. O estudo revelou que este dinossauro assumia uma postura distinta de se dobrar antes da eclosão. Esta era considerada exclusiva de pássaros.

O primeiro dinossauro a ser descrito foi o megalossauro, em um trabalho publicado por William Buckland em 1824, apesar de que o naturalista Gideon Mantell já havia descoberto, em 1822, o fóssil de um iguanodonte, mas somente publicou a descrição em 1825.

Descoberto nos Estados Unidos, o Anzu wyliei viveu há cerca de 66 milhões de anos. Passava boa parte do tempo fugindo do mais famoso predador de seu tempo. Uma galinha vinda do inferno.

Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável.

Rocha vaporizada e gases nocivos espalharam-se pela atmosfera. Florestas foram obliteradas por todo o mundo. As temperaturas oscilaram de forma dramática. O impacte e as suas consequências puseram fim ao reino dos dinossauros, eliminando um grupo de criaturas que dominara o planeta durante 135 milhões de anos.

Desta maneira, os animais pré-históricos de Messel, considerado patrimônio natural mundial, passaram de um estado de saponificação (textura semelhante a um sabão) para fóssil duro sem se decompor e se conservam até hoje em bom estado.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

A morte dos dinossauros e a Era dos mamíferos
Depois de milhões de anos, a exemplo do que aconteceu na Era Mesozóica, o planeta era agora dominado por um outro tipo de animal: agora era a vez dos mamíferos. A nova era, chamada de Cenozóica, é a que dura até hoje.

Staurikosaurus pricei

O primeiro dinossauro encontrado no Brasil foi o Staurikosaurus pricei na década de 1930, no Rio Grande do Sul.

Descoberta foi anunciada nesta terça (21); fóssil bem preservado estava na China. Cientistas anunciaram nesta terça-feira (21) a descoberta de um embrião de dinossauro perfeitamente preservado, que data ao menos de 66 milhões de anos atrás e que se preparava para sair do ovo.

Megalosaurus

Sendo assim o Megalosaurus foi o primeiro dinossauro a ser descoberto, além de ter sido o primeiro dinossauro descrito cientificamente, no ano de 1824 pelo seu descobridor William Buckland.

Os enormes animais pré-históricos sumiram do planeta há cerca de 66 milhões de anos. Cientistas apontam mais de um fator para a extinção em massa.

Qual é o maior predador da história dos dinossauros terópodes? Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro.

Quando um asteroide do tamanho de uma cidade colidiu com a Terra há 66 milhões de anos, eliminou os dinossauros — e enviou um tsunami monstruoso ao redor do planeta, de acordo com uma nova pesquisa.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) descobriu, durante uma escavação, os ossos do dinossauro mais antigo já encontrado no Nordeste brasileiro. O segmento de vértebra da cauda foi encontrado na Formação Aliança, próxima ao município de Ibimirim, no Sertão do estado.