Quem encontrou Auschwitz?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

No 27 de janeiro de 1945, há 75 anos, as tropas soviéticas descobriram o campo de concentração de Auschwitz.

Oskar Schindler

O empresário industrial alemão Oskar Schindler, membro do partido nazista, é reconhecido por ter salvado a vida de mais de 1 mil pessoas, empregando-as nas suas fábricas para protegê-las das perseguições.

Auschwitz-Birkenau

O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B. No auge das deportações, mais de 6.000 judeus eram asfixiados por dia com este gás, em Auschwitz-Birkenau, Polônia.

Fundado pelos alemães em 1940, nos subúrbios de Oswiecim, cidade polonesa, Auschwitz era um campo de concentração e extermínio nazista. Em 1942, tornou-se o maior dos centros de extermínio onde foi realizada a "Endlösung der Judenfrage", também conhecida como a 'solução final para a questão judaica'.

No 27 de janeiro de 1945, há 75 anos, as tropas soviéticas descobriram o campo de concentração de Auschwitz. Segundo a Unesco, o local foi o maior complexo de extermínio e “o maior centro de assassinatos em escala industrial, construído para implementar o genocídio dos judeus da Europa”.

Quem foi Andor Stern, único brasileiro a sobreviver ao horror de Auschwitz.

Uma placa na entrada do campo dizia: “ARBEIT MACHT FREI”, que significa “o trabalho liberta”. Na realidade, o que acontecia era o oposto. O trabalho se tornou outra forma de genocídio, chamada pelos nazistas de “extermínio por meio do trabalho”.

soviéticos

Em janeiro de 1945 os soviéticos liberaram Auschwitz, o maior de todos os campos de concentração e de extermínio.

A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação” (Adorno, 1965). Tal colocação é uma exigência fundamental para aqueles que pretendem olhar para o momento histórico atual de maneira sólida, real e concreta, observando fatos e somando experiências não somente teóricas, mas práticas.

As tropas soviéticas chegaram a Auschwitz, na Polônia, na tarde de 27 de janeiro de 1945, um sábado. A forte resistência dos soldados alemães causou um saldo de 231 mortos entre os soviéticos. Oito mil prisioneiros foram libertados, a maioria em situação deplorável devido ao martírio que enfrentaram.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

Aracy de Carvalho nasceu em Rio Negro, no Paraná, em 1908. Fluente em quatro idiomas, conseguiu seu cargo no Consulado Brasileiro de Hamburgo, onde conheceu seu segundo marido, o escritor João Guimarães Rosa, que era cônsul-adjunto.

Roma foi o império que nomeou a região como Palestina e, sete décadas depois de Cristo, expulsou os judeus de suas terras depois de lutar contra os movimentos nacionalistas que buscavam independência.

Auschwitz foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime de Hitler. Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia.

12€

Quanto custa entrar em Auschwitz
A entrada em Auschwitz é grátis se visitar de forma independente, mas deve ser marcada online. Se desejar estar acompanhado por um guia terá de pagar e o preço ronda os 12€ por pessoa (50 zloty).

Além do Ceará, o Brasil também contou com campos de concentração espalhados pelo país na época da Segunda Guerra Mundial. Após o rompimento de relações com os países do Eixo, os campos brasileiros serviram como uma forma de mostrar que o governo estava comprometido com os Aliados.

Por que alguns judeus que sobreviveram ao Holocausto têm um número tatuado no braço? O complexo do campo de Auschwitz era a única instituição a tatuar sistematicamente os presos com seus números de prisão, para facilitar sua identificação após a morte por fome, doença ou brutalidade no campo.

De 1942 até o final de 1944, os trens chegavam a Auschwitz-Birkenau transportando judeus de praticamente todos os países da Europa ocupados pela Alemanha ou a ela aliados. No total, aproximadamente 1.1 milhão de judeus foram deportados para Auschwitz.

Em janeiro de 1945 as forças soviéticas libertaram Auschwitz, em fevereiro o de Gross-Rosen, em abril os de Sachsenhausen e Ravensbrueck, e em maio o de Stutthof.

Após haverem silenciado a voz de seus opositores políticos, os nazistas expandiram o terror a outros povos “marginalizados”. Assim como os judeus, os ciganos (Romani) eram alvos dos nazistas por serem considerados “não-arianos” e racialmente “inferiores”.

Foi assim que Anatoly Shapiro, o primeiro oficial do Exército soviético a entrar em Auschwitz, o notório campo de concentração, descreveu suas primeiras impressões sobre o que encontrou em 27 de janeiro de 1945.