Quem emite radiação infravermelho e ultravioleta?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

De todas as radiações citadas, as emitidas pelo Sol que atingem a Terra são: radiação infravermelha, luz visível e radiação ultravioleta/UV1,2.

A radiação ultravioleta é um tipo de radiação eletromagnética ionizante proveniente do Sol com alto poder de penetração na pele humana. Ela possui baixo comprimento de onda, ocasionando uma alta frequência e alta capacidade energética. Ela é dividida de acordo com sua faixa de energia em UVA, UVB e UVC.

Da mesma forma, um detector de chama IR / IR detecta chamas dentro de duas frequências infravermelhas. Assim, são capazes de eliminar os alarmes falsos. Sendo ainda mais precisos, os detectores de IR / IR / IR utilizam três diferentes frequências de infravermelhos para captar uma chama.

A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.

O ferro de passar roupa e o aquecedor são exemplos de equipamentos que emitem na faixa do infravermelho. As lâmpadas infravermelhas usam dessa radiação para ativar a circulação sanguínea e diminuir processos inflamatórios.

A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.

O infravermelho coincide com a faixa de energia necessária para fazer vibrar, ou seja, isto é, movimentar os átomos uns em relação a outros de uma substância sem provocar uma reação. Já a radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, possuindo grande poder de penetração na pele.

A principal fonte natural de radiação ultravioleta é o Sol, e sua incidência representa menos que 9% da energia solar do espectro eletromagnético. Destes quase 9% de radiação solar, 0,56% correspondendo ao UVA, 1,36% ao UVB e 6,8% ao UVC.

A radiação UV faz parte da energia natural produzida pelo sol. No espectro eletromagnético, a luz ultravioleta tem comprimentos de onda mais curtos do que a luz visível, portanto, seus olhos não podem ver a radiação ultravioleta, mas sua pele pode senti-la. As camas de bronzeamento também emitem radiação ultravioleta.

A radiação ultravioleta ou radiação UV é formada por raios emitidos pelo sol. É um tipo de radiação eletromagnética com uma frequência maior que a da luz visível. Daí, inclusive, é que deriva o seu nome, uma vez que violeta é a cor que possui maior frequência dentre as que os olhos humanos conseguem enxergar.

A radiação ultravioleta é dividida em três partes, de acordo com a região do espectro de ondas em que se encontra: Radiação UV-A: se estende desde 320 a 400 nanômetros (nm); Radiação UV-B: ocupa a faixa de 280-320 nanômetros (nm); Radiação UV-C: vai da faixa de 280 a comprimentos de onda menores.

Os objetos quentes, assim como nosso corpo, emitem raios infravermelhos, e este fato é usado em aplicações civis e militares. Um ferro de passar ao ser ligado na rede elétrica tem uma resistência elétrica que ao se aquecer, emite radiação infravermelha.

A radiação IR também causa alterações na pele, como o envelhecimento precoce e hiperpigmentação, além disso, tem potencial fotocarcinogênico e estimula a geração de ROS.

A radiação infravermelha pode ser utilizada para medir remotamente a temperatura de objetos e seres vivos. A radiação pode ser utilizada em saunas para aquecer os seus ocupantes, como também para derreter gelo ou para acelerar o processo de secagem de ruas (asfalto) em construção.

Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados. As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama.

O primeiro na lista é o Sony Xperia M5 (0,14), seguido do Samsung Galaxy Note 8 (0,17) e S6 edge+ (0,22), Google Pixel XL (0,25) e Samsung Galaxy S8 (0,26) e S7 edge (0,26).