Quem emite o boleto do Fies?

Perguntado por: lesteves4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Após a assinatura do contrato o pagamento será feito em forma de boleto único (da parte não financiada), emitido pela CAIXA, para pagamento pelo estudante. A CAIXA fará o repasse às Instituições de Ensino em D+2, assim, não é possível alterar valores ou forma de pagamento após a assinatura do contrato.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma ação do Governo Federal destinada a financiar a graduação de estudantes matriculados em cursos presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos de avaliação conduzidos pelo Ministério da Educação.

Para isso, basta:

  1. Acessar o site oficial do Portal Sifesweb;
  2. Inserir o seu CPF e senha;
  3. Caso não tenha conta, basta ir em cadastre-se;
  4. Na aba superior do site, basta ir em “Contrato FIES”;
  5. Depois selecione “Contrato”.
  6. Agora você consegue conferir seu saldo devedor FIES Caixa.

Boleto do Fies
Para esse serviço, 47 mil clientes com o DDD 61 podem aderir. O estudante com DDD 61 que ainda não tem acesso ao serviço de emissão de boleto do Fies e quiser optar por mais esse canal, basta acionar a CAIXA no WhatsApp por meio do número 0800 726 0505 e mandar uma mensagem.

O QUE OCORRE SE ATRASAR OU DEIXAR DE PAGAR APÓS FEITO O ACORDO? Após assinado o contrato do refinanciamento do Fies, o atraso no pagamento das parcelas provocará cobrança de juros sobre o valor da parcela em atraso e multa de 2% sobre o total das parcelas restantes.

No primeiro mês após a conclusão do curso, começa o pagamento do saldo devedor do Fies. Para quem estiver empregado formalmente (CLT ou servidor público), o Fies desconta o pagamento diretamente no salário, antes dele cair na conta bancária.

O estudante pode consultar o extrato dos valores repassados para IES por meio do site http://sisfiesportal.mec.gov.br.

Onde solicitar a renegociação FIES em 2023
A renegociação pode ser feita através do site do FIES ou nas agências da Caixa Econômica Federal. Além disso, você também consegue acessar a opção “Renegociação Fies” no próprio aplicativo do FIES. Depois, basta pagar o boleto FIES da Caixa.

Banco do Brasil

FIES - Setor Público Federal | Banco do Brasil.

Após a assinatura do contrato o pagamento será feito em forma de boleto único (da parte não financiada), emitido pela CAIXA, para pagamento pelo estudante. A CAIXA fará o repasse às Instituições de Ensino em D+2, assim, não é possível alterar valores ou forma de pagamento após a assinatura do contrato.

Durante o curso: Pagamento trimestral de até R$ 150,00. Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].

É possível renegociar o FIES? Sim. Para quem assinou o contrato até 2017 e está com dificuldade de manter o pagamento, é possível renegociar a dívida do FIES com a Caixa e o Banco do Brasil. A renegociação do FIES está prevista na lei e deve ser feita até 31/12/2022.

No Banco do Brasil, por exemplo, a pessoa interessada deverá seguir os passos:

  1. Baixe o aplicativo do Banco do Brasil para Android ou iOS.
  2. Clique em “Soluções de dívidas”.
  3. Escolha a opção que tem a ver com financiamentos ou financiamento estudantil.
  4. Siga os passos para a renegociação.

Um dos métodos mais comuns para quitar o saldo devedor do FIES antecipado em 2023 é a procura por empréstimos pessoais, mas, para isso, o estudante precisa ter um perfil financeiro bem estruturado e não correr o risco de não conseguir pagar o empréstimo.

Após acessar o site da Caixa ou o aplicativo do FIES, localize a opção para emissão da segunda via do boleto. Será necessário informar o seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a sua data de nascimento nos campos indicados.

das 9 às 19 horas

FIES - Financiamento Estudantil. O horário para emissão do boleto on line é das 9 às 19 horas, em dias úteis.

Observações: As assinaturas do Responsável pela Mantenedora e pela negociação dos títulos da Mantenedora devem ter firma reconhecida em Cartório. SAC Caixa: 0800 726 0101.

Após ficar 5 anos sem pagar pelo financiamento estudantil, a pessoa inadimplente continuará com seu nome no Serasa, podendo até mesmo ter seus bens apreendidos e bloqueados para saldar a dívida. Isso acontece porquê o estudante tem três vezes o tempo do seu curso para pagar o Fies.

Na dívida do FIES, porém, o processo é diferente: após cinco anos de débito pendente, o nome do inadimplente continuará negativado e ele ainda corre o risco de ter bens apreendidos e bloqueados para saldar seu débito com o Governo Federal.