Quem elogia a si próprio?

Perguntado por: apacheco3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Quem a si próprio elogia, não merece crédito.

O que a Bíblia diz sobre elogios? A Bíblia diz que não devemos fazer as coisas buscando elogios ou reconhecimento (Filipenses 2:3; 2 Coríntios 10:18; Mateus 6).

Aquele que é louvado fica impassível, torcendo para que o tempo passe rápido e as pessoas parem de elogiá-lo. Esse tipo de reação – vinda geralmente dos tímidos – acaba sendo interpretada não como timidez, mas como arrogância.

Elogio ou louvor de si próprio (ex.: recorreu a auto-elogios durante o discurso). Origem etimológica:auto- + elogio.

Responda de forma simples. Dizer algo como: "Obrigado! É bom saber que você pensa isso", ou "Obrigado, fico feliz com o elogio", é perfeitamente aceitável. Quando estiver a agradecendo, lembre-se de sorrir e fazer contato visual com a pessoa que o elogiou.

A palavra narcisista é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um deus grego que apaixonou-se por si mesmo e morreu afogado ao contemplar a própria imagem refletida em um lago e tentar alcançá-la.

Mas, sim, alguém pode ser atraído por si mesmo e isso acontece até o ponto em que nada ou ninguém nos excita mais do que nosso próprio corpo. A autossexualidade vai um passo além da ideia de amar-se, mimar-se e ter uma autoestima saudável.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

2 Que o estranho te louve, e não a tua própria boca; o estrangeiro, e não os teus próprios lábios. 3 Pesada é a pedra, e a areia é um fardo, porém a ira do insensato é mais pesada do que ambas.

Os neurocientistas provaram que o cérebro processa um elogio de forma semelhante a recompensas financeiras. A dopamina libertada pelo cérebro, no momento em que elogiamos alguém, é um elemento químico poderoso que provoca um impacto muito forte na forma como nos sentimos e nos comportamos.

27:2 Orgulhando-se de si mesmo
O autoelogio não é algo que cai bem, ele é fruto da soberba e resultado da ignorância. Seus efeitos colaterais são danosos, pois quem se exalta será humilhado. A soberba é condenável, um comportamento que nada condiz com a sabedoria.

"Isso acontece quando a pessoa, sem autoconfiança, duvida de si mesma e da sua capacidade. Aquele que é louvado fica impassível, torcendo para que o tempo passe rápido e as pessoas parem de elogiá-lo. Esse tipo de reação - vinda geralmente dos tímidos - acaba sendo interpretada não como timidez, mas como arrogância.

A dificuldade em receber um elogio e suas reações consequentes são um mecanismo de defesa em busca de amenizar e evitar qualquer tipo de ilusão e sofrimento. O pensamento pode passar por algo do tipo: “Eu não sou bom mesmo, não vou ser trouxa em acreditar no que ele está me dizendo. Essa pessoa não vai me iludir.

Ele te elogia
Se ele tem o costume de te direcionar elogios e galanteios, ele pode estar interessado em você. Além de demonstrar que ele te admira, os homens sabem muito bem que nós adoramos receber elogios.

Elogiar é saber dar uma resposta para um determinado comportamento positivo, uma maneira assertiva de reforçar as qualidades que as pessoas possuem. Este reforço quando formulado da maneira correta possibilita a continuidade de um bom comportamento, porque ele é encarado como uma recompensa, um reconhecimento.

Você pode começar com palavras curtas, como:

  1. “Isso foi muito bom!”;
  2. “Ótimo!”;
  3. “Continue assim!”;
  4. “Fantástico!”;
  5. “Eu consegui!”;
  6. “Eu sou demais”, etc.

Auto é um prefixo de origem grega que significa “a si próprio, a si mesmo". Tem vários significados, pode ser uma comédia ou drama antigo, (Auto da Compadecida, por exemplo), ou peça de um processo jurídico, ou como prefixo grego cujo significado é: "a si próprio, a si mesmo", numa ideia reflexiva.