Quem elegemos em 2022?

Perguntado por: usanches . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

As eleições gerais no Brasil em 2022 ocorreram em 2 de outubro, para o primeiro turno, e no dia 30 de outubro, para o segundo turno. Para alguns casos, incluindo na decisão do Presidente da República. Nesses dias, foram eleitos o Presidente, o Vice-Presidente, Governadores, Congresso Nacional e o Senado.

Para conquistar o cargo de presidente da República, a candidata ou o candidato escolhido em convenção partidária e com registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisa obter, pelo menos, a metade mais um dos votos válidos no dia da eleição.

Por enquanto, nove municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Ceará e Pará têm datas definidas para eleições suplementares em 2023 para os cargos de prefeito e vice-prefeito, a serem realizadas em 5 de fevereiro ou 5 de março.

Quem ficou na frente no 1º turno? Nos números gerais, com 100% das urnas apuradas, Lula ficou com 48,43% dos votos válidos, e Bolsonaro, 43,20%, na votação do primeiro turno, realizado no domingo, 2.

No Datafolha mais recente, divulgado em 19 de outubro, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa. No último Ipec (antigo Ibope), divulgado em 17 de outubro, Lula está na frente, com 50% das intenções de voto.

As Eleições de 2022 terão cinco cargos em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. No caso de Mato Grosso, serão escolhidos um representante para o Senado Federal, oito representantes para a Câmara Federal e 24 para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O pleito teve a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, com 61,27% dos votos válidos em segundo turno, superando José Serra, que fez 38,73% dos votos válidos.

Para alcançar a vitória em primeiro turno, é necessário que o candidato aos cargos de governador ou presidente recebam um mínimo de 50% dos votos válidos e mais um único voto. Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais.

Segundo a Constituição, um candidato para ser eleito necessita da maioria absoluta (mais da metade) dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados.

1994 (1º turno):
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - 54,28%

De acordo com esses dispositivos, o segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.

FABIO PEZZATO PSL – com 614 votos (Eleito). CLAUDIO SATORO PSD – com 565 votos (Eleito). LUIZ ANTONIO DA SAÚDE PSD – com 557 votos (Eleito). GABRIEL RATTO PSD – com 547 votos (Eleito).

Para conhecer as normas que regulamentam o Calendário das Eleições 2022, acesse a página Normas e documentações.

Ponteio Política aponta 76% de chance de um dos presidenciáveis vencer as eleições; entenda. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de votos, tem uma chance de 76% de vencer Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais no segundo turno, que acontece no próximo dia 30 de outubro.

Para elas, Lula vai lançar o programa Empreende Brasil. Com o Empreende Brasil, o jovem que quer montar uma startup, a costureira que deseja abrir uma pequena confecção, o cozinheiro que quer abrir um pequeno café vão ser recebidos de braços abertos nos bancos públicos, como a Caixa e o Banco do Brasil.

Patrimônio do petista é mais do que o dobro do do presidente
Segundo o registro de candidatura no TSE, Bolsonaro tem um patrimônio total estimado em 2,3 milhões de reais. Já a soma de bens de Lula é de 7,4 milhões de reais.

Lula foi o presidente que concedeu maior aumento de salário mínimo na história do Brasil, desde sua criação , em 1 de maio de 1940. O ganho real, acima da inflação, do salário mínimo, entre 2003 e 2010, foi de 53,6%. Entre 2002 e 2015, o aumento real foi de 76,54%.

No plano social, o novo governo precisa aprovar no Congresso a Medida Provisória (MP) 1.155/2023, que trata dos valores pagos à população mais pobre por meio do Auxílio Brasil e do Programa Auxílio Gás. Em breve, Lula deve anunciar uma reformulação das regras do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.