Quem elege o presidente do STJ?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Ministros. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é composto por, no mínimo, 33 ministros nomeados pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal.

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, esteve, nesta quinta-feira (16), na posse do ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo como presidente do Superior Tribunal Militar (STM).

Maria Thereza de Assis Moura será a 20ª presidente do STJ, corte criada pela Constituição de 1988 e instalada em 1989.

Em consonância com o disposto nos art. 3° e 17 do Regimento Interno desta Corte, o Presidente e o Vice-Presidente do STJ são eleitos pelo Plenário, dentre todos os seus membros, para um mandato de dois anos, a contar da posse, sendo vedada a reeleição.

7º O Conselho da Justiça Federal é integrado pelo Presidente, Vice- Presidente, e três Ministros do Tribunal, eleitos por dois anos, e pelos Presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais. § 1º O Presidente do Tribunal preside o Conselho da Justiça Federal.

O seu presidente deve ser eleito dentre os três juízes do STF, cabendo a vice-presidência a algum dos outros dois. Para corregedor eleitoral deve ser eleito um dos dois juízes do STJ.

86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, publicou nesta segunda-feira (dia 18) no Diário Oficial os salários dos ministros e servidores do tribunal. Não houve aumento em relação ao ano passado, e os proventos dos ministros permaneceram em R$ 37.328,65.

O endereço da sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é SAFS - Quadra 06 - Lote 01 - Trecho III - CEP: 70095-900 - Brasília - DF.

QUEM PODE O MAIS, PODE O MENOS. 1.... Havendo no recurso o pedido de exclusão total da indenização a título de danos morais, pode o julgador, com base no livre convencimento motivado, deferir pedido menos abrangente, como é o caso da redução... Ocorre que, prevalece no Direito a máxima quem pode o mais pode o menos.

Art. 1.042. Cabe agravo contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

O presidente e o vice-presidente do STF são eleitos pelos demais ministros em votação secreta, com quórum mínimo de oito ministros, em sistema eleitoral com dois turnos para um mandato de dois anos, vedada a reeleição para mandatos consecutivos.

Segundo o Portal da Transparência, o salário básico bruto de um ministro da justiça é de R$ 30.934,70 ? o mínimo garantido. Dependendo do mês, pode haver outras remunerações, como: Gratificação natalina, no mesmo valor do salário base.

O processo, via de regra, iniciar-se-á na Justiça Federal e a última ou única instância a julgar definitivamente em grau de recurso será o STJ. Recurso extraordinário (STF): julgará causas decididas em única ou última instância quando a decisão recorrida CONTRARIAR A CONSTITUIÇÃO, já que o STF é o seu guardião.

Da mesma forma, quem sucede os desembargadores em autoridade são os ministros dos Tribunais Superiores (STJ e STF). Para entender melhor essa hierarquia, vamos explicar primeiro como funcionam as instâncias da Justiça brasileira.

Cada Turma é composta por cinco Ministros, sendo presidida pelo Ministro mais antigo. A Primeira e a Segunda Turmas compõem a Primeira Seção; a Terceira e a Quarta Turmas compõem a Segunda Seção e a Quinta e a Sexta Turmas compõem a Terceira Seção.

Continuar lendo Quem elege o 1 ministro?