Quem elege o 1 ministro?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Em muitos casos, o primeiro-ministro é o líder da coligação de partidos políticos (ou mais raramente de um só partido político) que tem o apoio da maioria do parlamento. Em outros, como na política da Bélgica, o primeiro-ministro é nomeado pelo monarca (chefe de Estado) após deliberação com os membros do parlamento.

O Primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, depois de uma consultação feita pelos partidos à Assembleia da República e observação dos resultados eleitorais.

Após as eleições legislativas, escolhe-se o chefe de governo – o primeiro-ministro -, seja por convite formulado pelo chefe de Estado ao representante da maioria no parlamento, seja por votação no legislativo.

Na Inglaterra, realizavam-se primeiramente as eleições para a Câmara. O partido que possuísse maioria escolhia o primeiro-ministro, que formava o gabinete de ministros, passando a exercer o Poder Executivo.

O Monarca Britânico, atualmente Charles III do Reino Unido, é o chefe de Estado do Reino Unido. Ainda que tome parte do processo político, o monarca é a mais isolada instância do Poder Executivo no país.

Os ministros são nomeados pelo Presidente da República, sob proposta do primeiro-ministro. As suas funções iniciam-se com a sua posse e cessam com a sua exoneração ou com a exoneração do primeiro-ministro.

Nos sistemas parlamentaristas ou semipresidencialistas o primeiro-ministro ou premiê (premier, “primeiro” em francês) desempenha as funções de chefe de governo.

Senhor Ministro A Sua Excelência o Senhor Ministro... Ministro de Estado (titular de ministério) Vossa Excelência V. Exa.

O Presidente do Governo é nomeado pelo Rei de Espanha mediante o voto do Congresso dos Deputados, sendo este processo conhecido como "investidura parlamentar" - uma espécie de eleições indiretas.

De acordo com o que determina o artigo 78 da Constituição do Brasil de 1988, o Poder Executivo Federal é desempenhado pelo Presidente do Brasil, assessorado pelos Ministros de Estado.

O Presidente da República é a autoridade máxima do Executivo de um Estado soberano cujo estatuto é uma república.

No dia seguinte à posse de João Goulart, o novo presidente enviou mensagem ao Congresso, aprovada imediatamente por 259 contra 22 votos, indicando Tancredo Neves para primeiro-ministro.

O Imperador escolhia o Primeiro Ministro e este os ministros restantes, compondo o gabinete do conselho. Ele mesmo era a personificação do poder moderador e podia interferir nos poderes legislativo, executivo e judiciário.

O primeiro-ministro não é eleito diretamente pelo cidadão. O chefe do partido com mais assentos na Knesset (o parlamento) e que mais tem chance de construir um governo recebe do presidente o mandato para construir um governo.