Quem ele viu primeiro?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

De acordo com a tradição cristã, foi Maria Madalena quem testemunhou a ressurreição e recebeu a primeira aparição de Jesus.

Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago.

O discípulo correu, entrou e viu o sepulcro vazio e acreditou: Jesus Ressuscitou!

Os colaboradores de Jesus tinham nome: “Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor”.

18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: 'Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)'.

Embora os estudiosos ainda debatam a identidade do discípulo amado, se ele era o apóstolo João, então era a fonte do conteúdo do evangelho, se não o seu autor original.

A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor.

João Paulo Santos explicou sobre a diferença entre os dois: “Discípulo significa 'aquele que aprende'; e Apóstolo 'aquele que é enviado'”. De acordo com o sacerdote, os Apóstolos necessariamente são discípulos.

Maria Madalena vai ao túmulo, vê que a pedra que o fechava tinha sido retirada, corre ao encontro de Pedro e do Discípulo Amado e lhes diz que o corpo do Senhor tinha sido retirado do túmulo e não sabiam onde estava. O túmulo vazio não é indício da ressurreição. O corpo podia ter sido tirado e colocado em outro lugar.

João ultrapassou o companheiro, e ao chegar ao túmulo, curvou-se para olhar para dentro, e vislumbrou a mortalha caída ao chão; mas o audaz e impetuoso Pedro entrou no sepulcro seguido pelo apóstolo mais jovem.

A laje de mármore que cobre o túmulo sagrado — com cerca de 1 m por 1,5 m e talhado em mármore de tons claros — foi desviada da parede. Por baixo, estava uma superfície de pedra em tons de cinza e rosa.

Ela não tinha a compreensão sobre a ressurreição de Jesus. O que ela sabia é que Jesus a havia perdoado de muitos pecados.

Lucas 1,26-38
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

Maria Madalena vai ao túmulo de Jesus.

As três ordens de Jesus - Pregações e Estudos Bíblicos.

Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.

O motivo do choro de Maria é a ausência Daquele que havia suscitado esperança de vida. E em meio ao seu choro e questionamentos, ela se depara com a companhia de dois anjos, gente enviada para auxiliá-la em sua solidão e dor. Angelos, segundo alguns estudiosos, é aquele que levava a notícia de uma batalha ganha.

Segundo a pesquisadora, alguns autores a associaram a uma mulher mencionada no século II no Talmud, chamada Miriam Megaddlela, que significa “Maria de cabelo trançado”. “Na comunidade judaica, esse título era adjudicado a uma mulher de má reputação, uma adúltera ou uma prostituta”, acrescenta.