Quem elaborou a Carta de Atenas?

Perguntado por: edias . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A Carta de Atenas é um documento de compromisso, datado de 1933, redigido e assinado por grandes arquitetos e urbanistas internacionais do início do século XX, entre os quais se destaca Le Corbusier.

Carta de Atenas. Tradução de Rebeca Scherer. São Paulo: HUCITEC/edusp, s/d. LE CORBUSIER.

12 Em Por uma arquitetura.

É considerada o berço da democracia, bem como a cidade em que floresceram a filosofia, o teatro, a arte e a vida urbana na Grécia. A pólis (ou cidade-estado) de Atenas estava localizada na península Ática, uma região do litoral grego muito acidentada e com poucas terras férteis.

Eles valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.

A Carta de Veneza (1964), amplia a noção do bem cultural e assinala a importância da conservação de áreas e estruturas edificadas (ambiente construído preexistente), alargando o conceito de monumento: criações arquitetônicas isoladas, os conjuntos urbanos e rurais e obras modestas que têm uma significância cultural.

Hierarquização espacial, sanitarização urbana, captação de águas e acessibilidade.

A Carta de Atenas é o manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em Atenas em 1933.

Carta de Washington - 1987. Carta Internacional para a Salvaguarda das Cidades Históricas. Declaração do México - 1985. Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais.

Deve ser assegurada a manutenção das ruínas e tomadas as medidas necessárias para garantir a conservação e proteção dos elementos arquitetônicos e dos objetos descobertos. Para além disso, devem tomar-se todas as medidas que permitam facilitar a compreensão do monumento, sem distorcer o seu significado.

A Acrópole ardeu em chamas durante dois dias, e todos os seus monumentos foram danificados. Ao explodir, o carregamento de pólvora, que provavelmente estava sendo armazenado dentro do Partenon, causou grande destruição ao templo. Nas suas ruínas foi construída posteriormente uma mesquita no século XVIII.

Atena foi a deusa grega da sabedoria, e também considerada a deusa da guerra, cujo lado estratégico era associado a ela. Era a filha preferida de Zeus. Atena era a deusa da sabedoria para os gregos antigos e a filha preferida de Zeus.

Atenas surgiu ainda no período da Civilização Micênica, segundo milênio a.C., e a sua evolução fez dela um lugar importante na Grécia. Dominava a região da Ática, assumiu papel de protagonismo durante a luta contra os persas, e entrou em declínio com a derrota na guerra contra os espartanos.

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.

Em 146 a.C., os romanos incorporaram Atenas ao seu império. Em 88 a.C., Atenas, unida a Mitrídates, rei do Ponto, se levantou contra Roma. Os romanos, sob as ordens do sanguinário Silas, saquearam a cidade no ano 86 a.C., destruindo diversos monumentos e promovendo uma grande matança.

Atenas é uma cidade da região da Ática, ao sul da porção continental da Grécia. Maior cidade do país, a metrópole é a capital grega e um dos principais destinos turísticos do mundo, por onde passam quase 7 milhões de pessoas por ano.

A cidade de Atenas foi atingida por uma doença misteriosa que matou cerca de 1/3 da população entre 430-427 a.C. Segundo o relato de Tucídides, a doença que atingiu Atenas a partir de 430 a.C. se iniciou na região ao sul do Egito – que ele nomeou como Etiópia.

A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá.