Quem elaborou a Carta de Atenas?
A Carta de Atenas é um documento de compromisso, datado de 1933, redigido e assinado por grandes arquitetos e urbanistas internacionais do início do século XX, entre os quais se destaca Le Corbusier.
Como citar a Carta de Atenas?
Carta de Atenas. Tradução de Rebeca Scherer. São Paulo: HUCITEC/edusp, s/d. LE CORBUSIER.
Quantas cartas de Atenas existem?
12 Em Por uma arquitetura.
Qual era a importância de Atenas?
É considerada o berço da democracia, bem como a cidade em que floresceram a filosofia, o teatro, a arte e a vida urbana na Grécia. A pólis (ou cidade-estado) de Atenas estava localizada na península Ática, uma região do litoral grego muito acidentada e com poucas terras férteis.
O que Atenas valorizava?
Eles valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.
O que diz a carta de Veneza?
A Carta de Veneza (1964), amplia a noção do bem cultural e assinala a importância da conservação de áreas e estruturas edificadas (ambiente construído preexistente), alargando o conceito de monumento: criações arquitetônicas isoladas, os conjuntos urbanos e rurais e obras modestas que têm uma significância cultural.
Quais as funções básicas da cidade moderna definidas pela Carta de Atenas 1933?
Hierarquização espacial, sanitarização urbana, captação de águas e acessibilidade.
Em qual carta assinada em 1933 foram definidas as funções urbanísticas?
A Carta de Atenas é o manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em Atenas em 1933.
Quais são as principais cartas patrimoniais?
Carta de Washington - 1987. Carta Internacional para a Salvaguarda das Cidades Históricas. Declaração do México - 1985. Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais.
Quais são os principais fundamentos do restauro defendidos pela Carta de Veneza de 1964?
Deve ser assegurada a manutenção das ruínas e tomadas as medidas necessárias para garantir a conservação e proteção dos elementos arquitetônicos e dos objetos descobertos. Para além disso, devem tomar-se todas as medidas que permitam facilitar a compreensão do monumento, sem distorcer o seu significado.
Que mudanças ocorreram na Acrópole de Atenas ao longo do tempo?
A Acrópole ardeu em chamas durante dois dias, e todos os seus monumentos foram danificados. Ao explodir, o carregamento de pólvora, que provavelmente estava sendo armazenado dentro do Partenon, causou grande destruição ao templo. Nas suas ruínas foi construída posteriormente uma mesquita no século XVIII.
Quem foi Atenas?
Atena foi a deusa grega da sabedoria, e também considerada a deusa da guerra, cujo lado estratégico era associado a ela. Era a filha preferida de Zeus. Atena era a deusa da sabedoria para os gregos antigos e a filha preferida de Zeus.
Quem são os Atenas?
Atenas surgiu ainda no período da Civilização Micênica, segundo milênio a.C., e a sua evolução fez dela um lugar importante na Grécia. Dominava a região da Ática, assumiu papel de protagonismo durante a luta contra os persas, e entrou em declínio com a derrota na guerra contra os espartanos.
Quem fazia parte de Atenas?
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.
O que destruiu Atenas?
Em 146 a.C., os romanos incorporaram Atenas ao seu império. Em 88 a.C., Atenas, unida a Mitrídates, rei do Ponto, se levantou contra Roma. Os romanos, sob as ordens do sanguinário Silas, saquearam a cidade no ano 86 a.C., destruindo diversos monumentos e promovendo uma grande matança.
Onde fica Atenas hoje em dia?
Atenas é uma cidade da região da Ática, ao sul da porção continental da Grécia. Maior cidade do país, a metrópole é a capital grega e um dos principais destinos turísticos do mundo, por onde passam quase 7 milhões de pessoas por ano.
Por que Atenas caiu?
A cidade de Atenas foi atingida por uma doença misteriosa que matou cerca de 1/3 da população entre 430-427 a.C. Segundo o relato de Tucídides, a doença que atingiu Atenas a partir de 430 a.C. se iniciou na região ao sul do Egito – que ele nomeou como Etiópia.
Qual foi o legado de Atenas?
A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá.