Quem elabora a proposta pedagógica da escola?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 22 de maio de 2023
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A proposta pedagógica é feita a muitas mãos. Trata-se de um documento democrático que envolve toda a comunidade escolar. Sua elaboração conta com a participação de gestores, professores, demais colaboradores escolares, representantes dos pais e responsáveis e dos alunos.

O que é proposta pedagógica? A proposta pedagógica nada mais é do que a identidade da escola. Ou seja, é o que estabelece as diretrizes básicas, a metodologia e a linha de ensino escolhida pela instituição. Ela diz respeito a toda a sua personalidade e valores.

Como deve ser elaborada a proposta pedagógica de uma escola?

  1. Envolvimento da comunidade escolar.
  2. Pontes com a comunidade local.
  3. Definição dos objetivos pedagógicos.
  4. Definição das diretrizes curriculares.

Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.

A Proposta Pedagógica Curricular é composta dos seguintes elementos: • Calendário escolar; • Matriz curricular; • Ementa de conteúdos; • Metodologia de ensino; • Carga horária de cada curso; • Planos de curso; • Planos de estágio; • Ambientes, espaços materiais a serem utilizados para implementação da proposta ...

Para a construção do projeto pedagógico é fundamental a participação de toda a comunidade escolar, sua elaboração deverá refletir a realidade da escola, direcionando todas as ações e buscando compreender o significado e o processo do projeto pedagógico.

O Projeto Político-Pedagógico norteia o trabalho educativo proposto pela instituição de ensino como um todo trazendo, no seu marco operacional, a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) a qual expressa a forma como as concepções assumidas coletivamente serão efetivadas na prática pedagógica.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

No Brasil, atualmente, há sete principais linhas pedagógicas adotadas pelas instituições de ensino: Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Freiriana, Montessoriana, Tradicional e Waldorf. Algumas escolas são mais puristas.

Passo a passo para montar um plano de intervenção pedagógica

  1. Identifique o(s) problema(s) de aprendizagem.
  2. Selecione a intervenção mais adequada ao caso.
  3. Execute e registre.
  4. Elabore e publique um relatório sobre a intervenção pedagógica.

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC

  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

Esta prática propõe ampliar a imaginação e incentivar nas crianças a descoberta do universo da literatura infantil, confrontando realidade e fantasia. Além disso, ela auxilia no desenvolvimento do gosto pela leitura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz de conta.

Já a Pedagogia Progressista abrange três tendências pedagógicas:

  • Libertadora;
  • Libertária;
  • Crítico-Social dos Conteúdos (Histórico-Crítica).

Confira, a seguir, algumas práticas pedagógicas e como devem ser aplicadas!

  • Valorização dos alunos. ...
  • Socialização. ...
  • Interdisciplinaridade. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Protagonismo dos estudantes. ...
  • Aprendizagem contemporânea.

A Proposta Pedagógica Curricular – PPC é um documento organizado em virtude do currículo escolar. Seus fundamentos surgem em decorrência de conceitos, metodologias e avaliações nos componentes curriculares especificados na Matriz Curricular da instituição, e em conteúdos necessários para o desenvolvimento do aluno.

Foram apresentadas aos respondentes 12 competências, sendo elas: didática, relacionamento, exigência, domínio da área de conhecimento, experiência de mercado, flexibilidade, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, comprometimento e empatia.

O PPP deve ser elaborado de forma coletiva e colaborativa, incluindo todos os agentes da comunidade escolar, incluindo também pais e professores. Nesse sentido, a escola precisa definir de que forma ocorrerá a colaboração.

A escola precisa criar políticas de formação continuada, tendo o coordenador pedagógico como articulador desse processo. A formação dos professores deve ser realizada na própria escola, assim, torna-se possível a todos discutirem as reais necessidades, bem como, os problemas enfrentados no dia a dia no espaço escolar.

O Currículo Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.

Um PPP redigido adequadamente deve conter:

  1. uma visão geral sobre a escola;
  2. suas particularidades;
  3. o que ela pretende ser para seus alunos;
  4. como pretende desenvolver o ensino;
  5. ações objetivas para melhorar a escola.

O texto do Projeto Político- Pedagógico precisa ser elaborado materializando três aspectos: marco situacional, marco conceitual e marco operacional.