Quem é Xangô na macumba?

Perguntado por: avilela3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Xangô é o orixá dos raios e da justiça, considerado justo e bondoso. Seu culto faz parte da cultura iorubá, e foi trazido ao Brasil por meio do tráfico negreiro. Xangô é um dos principais orixás presentes nas religiões de matriz africana.

Rege os domínios do fogo, raios e lavas de vulcão. Seu poder está também nas pedras, rochas e pedreiras. É o Orixá a quem se pede por justiça. Seu instrumento é o Oxé, o machado de duas lâminas, e por isso é necessário que a situação seja realmente justa, pois ele olha os dois lados.

Um dos Orixás mais populares no Brasil, Xangô é o orixá da justiça. Sua imagem está associada ao fogo e à pedra. Ele inspira responsabilidade a seus filhos, aguçando o senso de justiça e ajudando-os a tomarem decisões sábias. Xangô é firme em suas ações, castigando mentirosos, ladrões e mal intencionados.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras. O grande senhor da evolução se satisfaz com ofertas de velas brancas, vinho rosé, água pura, coco fatiado com mel e pipocas, rosas, margaridas e crisântemos.

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Xangô é sincretizado como São Jerônimo, São João Batista e São Pedro. Sua cor é marrom e o dia é quarta-feira.

Xangô também aparece sincretizado com São João Batista e São Pedro, ambos comemorados em Junho e por isso, são junho e setembro os meses onde se vê maior devoção ao Orixá. Na Umbanda Xangô é São Jerônimo.

Ó Xangô, Meu Pai Xangô, Olhai por todos os que imploram pela vossa proteção, Dai-nos a vossa bênção meu Pai, protegei-nos de todos os nossos inimigos, Sejam eles inimigos materiais ou espirituais e protegei-nos também dos nosso falsos amigos.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

Xangô é respeitado por ser o orixá que governa a verdade e a justiça. Dessa maneira, sua arma é o machado de duas faces que protege seus filhos das injustiças. Além disso, é com os raios e trovões que ele pune aqueles que fazem o mal.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros. Ele é que era o valente.

Uma espécie de caruru com pirão de farinha de arroz ou de mandioca, quiabo, azeite de dendê, camarão seco e cebola. No candomblé, o amalá costuma ser oferecido a Xangô.

Sua energia vem dos raios e do fogo para fortalecer os que são puros de espirito e corretos em atitude. Ele está no comando de 2018 juntamente com Yansã, sua primeira esposa.

"Xangô só trabalha com a justiça,quem deve paga,quem merece recebe! Xa...

Continuar lendo Quem protege na macumba?